Pensar montar uma lista de possíveis tópicos para seu blog te leva a perder completamente o controle? Se sim, você não está sozinho. O conteúdo tem sobrecarregado o mundo digital, por isso está cada vez mais difícil produzir algo único. Não importa em qual setor você esteja, você encontrará conteúdo em todos os canais digitais. Então descobrir como criar um conteúdo novo que se destaque na multidão de posts online pode ser frustrante. Por mais difícil que seja, você pode desenvolver um bom conteúdo que fará com que seja notado por seu público-alvo. Basta fazer uma boa pesquisa, ter conhecimento sobre o tema e começar.

1. Experimente uma nova visão sob temas não tão novos

Se você se deparar com uma excelente postagem, não presuma automaticamente que outras pessoas do seu setor já leram. Embora seja tentador criticar a si mesmo por não ter pensado no assunto antes, isso não pode impedi-lo de desenvolver um conteúdo que receba tanta atenção (se não mais). O mundo digital é um lugar enorme e, sim, talvez o seu público-alvo tenha lido o post. Mas também há uma forte possibilidade de que eles não tenham o tenham feito – e você pode trazer este conteúdo para seu público, com uma visão totalmente nova.

Não há nada de errado em abordar um assunto e expandi-lo. Se você puder dar uma cara nova a um texto antigo ou adicionar outra perspectiva a um tópico popular de discussão em seu setor, definitivamente vale a pena tentar. Contanto que você esteja construindo, em vez de copiar, você pode acabar desenvolvendo um conteúdo vencedor. Os consumidores são atraídos para empresas que contribuem de maneira significativa para uma conversa, ao invés de ignorá-la.

2. Deixe as FAQs te ajudarem a selecionar os temas

Sua empresa responde às mesmas perguntas repetidas vezes? Responder às FAQs de seus clientes é uma ótima maneira de envolvê-los. Analisar as FAQs é uma maneira surpreendentemente fácil de criar tópicos de blog. Ao abordar as necessidades que o público já compartilhou com sua empresa, você está aumentando significativamente as chances de escrever um conteúdo de acordo com os interesses do seu cliente.

Outro benefício para essa tática é que as perguntas tendem a mudar com o tempo. Em outras palavras, as perguntas frequentes de uma empresa tendem a evoluir com as tendências. Se houver um avanço particular na tecnologia, um novo produto ou nova funcionalidade, é provável que seus clientes perguntem sobre isso. Tire vantagem criando conteúdo em torno dessas evoluções e interações no seu setor.

3. Use ferramentas de conteúdo e geradores de ideias

Ainda se sentindo sem ideias? Desenvolver os tópicos para um novo conteúdo é um problema incrivelmente comum. Experimente fazer uma pesquisa na web de “ideias de postagens do blog” e ver o que você encontra. Você irá se deparar com vários geradores de ideias que são projetados para ajudá-lo a encontrar títulos para os quais os seus leitores serão atraídos. Use um desses programas e rapidamente será inspirado por algumas ideias cativantes.

Programas automatizados, como o Gerador de Ideias de blogs da Hubspot, podem ajudar a estimular sua criatividade, mas lembre-se de que eles não devem ser a única ferramenta na qual você confia para criar tópicos de blog. Os títulos podem variar do profundo ao absurdo e podem ser muito casuais ou formais para o seu setor. Você também pode se inspirar com algumas ideias simplesmente fazendo uma pesquisa tradicional na web para as postagens do blog e incluindo o nome ou alguns detalhes sobre o seu setor. Novamente, isso pode ajudá-lo a sair de uma situação difícil se estiver realmente preso, mas vale a pena avaliar sempre quais são as chances de que todas essas idéias tenham sido escritas tantas vezes que possam ter tornado o tópico irrelevante.

4. Agora concentre-se no que funciona

Faça a si mesmo essa pergunta: o que me faria querer ler este conteúdo? Nem todo conteúdo precisa ser extremamente surpreendente para preencher uma necessidade. Se uma pergunta foi respondida, um leitor ficou entretido ou um novo tópico de conversa foi iniciado, o conteúdo provavelmente atingiu seu propósito.

Em última análise, você quer que seu conteúdo seja referência para seu público-alvo e que seja um canal para que sua empresa seja reconhecida como formadora de opinião e solucionadora de problemas. Para criar este tipo de conteúdo, visualize seu público ideal e coloque-se no lugar deles. Descarte todos os tópicos desnecessários e concentre-se nos pontos principais que farão com que seu público se interesse em clicar e ler. Faça um brainstorming, peça ideias aos colegas e livre-se daquilo que não tem valor. Não tenha medo de escrever seus pensamentos se uma ideia surgir enquanto estiver em uma reunião ou trabalhando em outro projeto. Se a produção de conteúdo é uma ciência, não é uma ciência exata. Então, esteja preparado para fazer experimentos em sua jornada para desenvolver um conteúdo robusto e interessante.

Texto original publicado em WSI World, adaptado e traduzido livremente do original em inglês, em www.wsiworld.com