Na era da transformação digital, a maior parte das experiências atuais ocorrem através de dispositivos móveis e, cada vez mais, os consumidores optam por utilizar os smartphones para comprar online. Os pagamentos via dispositivos móveis saltaram de 34% em 2016 para 43% em 2017, alcançando 52% das transações, ultrapassando os computadores ou laptops.

O crescimento do m-commerce se deve ao fato de os aparelhos apresentarem maior número de funcionalidades, sistemas operacionais mais rápidos e efetivos e velocidade de acesso à internet. Sendo assim, empresas e profissionais devem trabalhar na direção desse novo cenário, afim de promover sua marca e aumentar as vendas. Portanto, é imprescindível que as companhias se adaptem ao m-commerce o mais rápido possível.

Empresas que investem na Experiência do Usuário (UX) aumentam sua lucratividade

E para que isso aconteça, é preciso disponibilizar aos clientes uma comunicação mobile friendly, oferecendo facilidade de uso, garantia de segurança no momento da compra, design responsivo e outros benefícios que tornem a experiência do usuário mais completa e positiva. Inovar e ser mais assertivo em relação às ferramentas do mobile permitirá que a sua empresa fique à frente dos seus players. É preciso, acima de tudo, mudar a forma de pensar para oferecer exatamente o que o mercado espera e necessita.

Praticidade e agilidade são os principais fatores na experiência do usuário

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, juntamente com o Digitalks, os principais motivos que causam desistência na hora da compra são sites lentos (50%) e não responsivos (56%). Foram entrevistadas 1166 pessoas que já compraram através de dispositivos móveis, seja em aplicativo ou sites. A praticidade e a agilidade foram escolhidas como pontos importantes na hora de realizar a compra. Alguns problemas como não conseguir visualizar os produtos, levar muito tempo para finalizar uma compra, a usabilidade e o formato do conteúdo na tela levam as pessoas a abdicarem da compra.

Ser responsivo, nesse caso, é o diferencial. A ferramenta permite que o cliente tenha a mesma qualidade de experiência na navegação de um site, em qualquer tipo de dispositivo, seja laptop ou smartphone. Um website responsivo adapta o conteúdo aos diferentes tamanhos de tela, e não só gera benefícios para os clientes, como também para as empresas, pois ajuda nas conversões. O Google favorece o ranqueamento de sites que possuem telas adaptadas em comparação com sites que não possuem.

O que os clientes buscam

  1. Os clientes procuram uma experiência do usuário fluida. As empresas devem conectar o real com o digital. Criar uma relação mais humana no digital é essencial para captar os clientes e fornecer a eles experiências mais personalizadas. Isso pode ser feito através da criação de sites personalizados, geolocalização, questões culturais e visando ao máximo o interesse das pessoas. O uso da inteligência artificial para agir em tempo real com cada consumidor também pode ser um diferencial no ato da compra.
  2. Os clientes anseiam por ferramentas mais simples, customizadas, personalizadas e que funcionam em tempo real. As empresas precisam compreender as mudanças e desenvolver formatos e conteúdo que sejam relevantes e personalizados para os seus clientes. Investir também em design e usabilidade são pontos chaves para esse processo do m-commerce. Estratégias de big data e inteligência artificial permitirão uma assertividade cada vez maior na comunicação.

De acordo com Fabrizzio Topper, CEO da Topper Minds, as empresas devem se dedicar a três pilares essenciais:

  1. A) UX (Experiência do usuário), criando ambientes cada vez mais atraentes e funcionais, de forma a gerar uma experiência única aos clientes.
  2. B) Captação e tratamento de dados de navegação, transação e interação social para poder aplicar inteligência artificial e personalizar a experiência do usuário ao máximo.
  3. C) Estar sempre atento aos anseios e desejos do cliente. Isso significa: compreendê-lo melhor, atendê-lo mais rápido, resolver qualquer desconforto gerado e, principalmente, desenvolver produtos e serviços de valor agregado. Lembre-se de ser relevante.

Compra é experiência!

As empresas precisam entender como os consumidores preferem obter produtos e serviços e, a partir disso, oferecer uma experiência do usuário única em meio a esse novo cenário do e-commerce. As compras feitas através de dispositivos móveis se tornam mais interessantes à medida que os consumidores se sentem mais confortáveis em usar esse modo de pagamento.