“A mídia social é o equalizador final. Ela dá voz para qualquer pessoa disposta a participar. ” – Amy Jo Martin

Sim, é verdade. A partir de 2018, haverá mais de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo usando mídia social a cada mês. Por causa do vasto público disponível nas redes sociais, os profissionais de marketing digital mergulharam no investimento em mídias sociais, compartilhando conteúdo, patrocinando anúncios nas redes sociais, envolvendo-se com seguidores e muito mais. Os profissionais de marketing põe todo o seu esforço nisso, mas se uma estratégia de mídia social é desarticulada do resto da estratégia de marketing digital, isso pode significar um grande esforço, porém baixo impacto.

A chave para sincronizar suas mídias sociais com a sua estratégia de marketing é entender o seu papel em cada fase do funil do inbound marketing. Vamos descobrir onde o social pode impactar dentro da jornada do cliente.

Atração

Atualmente, os clientes têm mais controle da sua jornada de compras, então você vai querer atrair mais seus clientes ideais. A mídia social desempenha um papel importante nesta fase do funil de entrada no inbound. 

  • Conteúdo social relevante e autêntico:

A mídia social é uma ótima maneira de fazer o contato inicial com seu público-alvo. Ao produzir conteúdo social relevante, você atrairá seguidores que algum dia se tornarão seus clientes.

Para ter sucesso em atrair o seu público desejado, você deve postar com frequência e permanecer ativo. Hashtags e palavras-chave fazem com que seja mais fácil que os novos seguidores te encontrem. O conteúdo que você compartilha deve ser focado no assunto que interessa o seu público, para que eles fiquem envolvidos com você. Por exemplo, Posts da Netflix no Twitter sobre conteúdo de vídeos, novos shows, filmes, o Oscar, etc.

Além disso, o conteúdo autêntico é uma maneira infalível de ganhar a confiança dos seus seguidores: 91% dos clientes desejam que marcas que eles seguem sejam autênticas em seus posts nas mídias sociais, de acordo com o estudo da Bonfire Marketing. Uma maneira altamente eficaz de transmitir a autenticidade da marca é postar conteúdo instantâneo, como as histórias no Instagram e as histórias e vídeos ao vivo no Facebook. Não só o conteúdo instantâneo incentiva visualizações por causa do “medo de ficar de fora”, mas os clipes brutos e filmagens também transmitem um impulso de autenticidade do momento que anima e atrai seguidores.

  • Anúncios pagos:

A eficácia dos cinco primeiros métodos de publicidade paga usados por profissionais de marketing B2B são Google Adwords (55%), posts promocionais (48%), anúncios em redes sociais (45%), impressão ou outra promoção offline (31%), e anúncios tradicionais online com banner (29%). E muitos profissionais de marketing estão cientes do sucesso dos anúncios nas redes sociais. Você sabia que a receita publicitária de mídia social dos EUA é estimada para aumentar em mais de 194%, para chegar a 15 bilhões de dólares em 2018?

Isso ressalta o fato de que uma enorme parcela de seu público está disponível para você nas redes de mídia social. Seus leads estão lá, você só tem que alcançá-los. Então, quando você cria anúncios segmentados nas redes sociais, você está aumentando radicalmente a conscientização da marca, assim como incentivando o tráfego do site. Para mais informações sobre anúncios pagos nas redes sociais, dá uma olhada nesse importante artigo do HootSuite.

 Conversão

Depois de estabelecer um relacionamento com um lead, você vai querer continuar a nutrir esse relacionamento para ajudá-los a avançar ainda mais em sua jornada.

  • Conteúdo MOFU/BOFU:

Uma vez que o ‘’lead’’ segue você nas mídias sociais, você vai querer garantir que o seu conteúdo os incentive a se mover ainda mais para dentro do funil. Preferencialmente, você vai incluir o conteúdo que atrai os clientes que estão na fase MOFU e BOFU. (Como uma revisão rápida, tofu significa “topo do funil”, MOFU significa “meio-de-funil”, e BOFU significa “Bottom-of-the-funil.” ou “fundo do funil”)

 Para o B2B, é uma boa ideia compartilhar conteúdo útil como white papers, guias, infográficos e estudos de caso. Se você pensa nisso sob a perspectiva dos clientes, eles estão procurando mais informações para ajudá-los a decidir sobre que direção tomar em relação à compra.

  • Comentários:

Sites de comentários/opiniões são uma maneira comum para que os clientes avaliem um produto ou um serviço. Comentários do cliente sobre a sua marca são um fator decisivo para saber se o ‘’lead’’ vai se converter. Ao incorporar revisões em sua estratégia social, você pode ajudar a mover seus ‘’prospects’’ ao longo do funil. Aqui está um grande conselho sobre como alavancar comentários dentro de uma estratégia social do colaborador da Forbes, Steve Olenski.

“Os consumidores adoram ler comentários. Publicando-as na página do Facebook, twittando-as e adicionando-as a outras contas impulsiona o engajamento de clientes, incentivando-os a comprar. Por mais tentador que seja, você não quer responder apenas a comentários ruins. Se você fizer isso, você não vai parecer confiável. Escolha alguns que estão no intervalo de duas a três estrelas. Mostre aos seus visitantes como você corrigiu o problema mencionado nas críticas. E, ao mesmo tempo, não se esqueça de agradecer os críticos por seus comentários honestos. Quanto mais autêntico você for, mais engajamento você receberá. Os visitantes ficam impressionados positivamente  pela honestidade. Constrói credibilidade, lealdade e vendas. ”

Fechamento

Uma vez que você nutriu seus ‘’prospects’’, eventualmente eles vão chegar a uma tomada de decisão. Então, você fará a venda e eles se tornarão um cliente. Aqui está o papel que as mídias sociais podem desempenhar no estágio “Fechamento”.

  • Ofertas especiais

Promover ofertas especiais em mídias sociais é uma ótima maneira de motivar um lead para fechar uma compra. Para incentivar uma ação rápida, coloque uma restrição de tempo em uma oferta especial. Ou você poderia também oferecer um incentivo para que ele compre antes que seja tarde demais (como um desconto ou um teste grátis).

  • Inscrições de e-mail com conteúdo fechado:

se você quiser capturar o e-mail de um cliente em potencial quando eles estiverem chegando perto da tomada de decisão, compartilhe um conteúdo fechado. Você poderia compartilhar livremente um Ebook ou uma outra parte do conteúdo BOFU, ou você poderia também combinar uma oferta especial ao seu conteúdo fechado. Para os profissionais de marketing B2B, a análise de eMarketer mostra que os white papers, web conferência, e os estudos de caso são geralmente os mais eficazes.

Encantamento

A mídia social é crucial para a fase “Encantamento” do funil. A jornada do cliente não estará terminada até que a venda seja realizada. Você deve continuar a encantar seus clientes para que eles defendam a sua marca. Veja como:

  • Envolva-se com seus clientes nas redes sociais: Se você tem clientes fiéis que seguem seus perfis nas redes sociais, por que não tirar um tempo para interagir com eles lá? É apenas uma outra maneira de mostrar que você se importa com o relacionamento. Então, continue com um engajamento positivo nas redes sociais, com uma defesa e um incentivo em nome de sua marca.
  • Configurar grupos nas redes sociais/comunidades: A criação de chats no Twitter e de grupos para seus clientes no Facebook e LinkedIn é uma excelente maneira de dar prazer aos clientes. Assim, nesses grupos, você pode responder a perguntas, promover novos produtos ou serviços e manter o diálogo vivo em torno de sua marca.

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Este texto foi inspirado, adaptado e traduzido livremente do original em inglês, em www.wsiworld.com por Juliana Kircher e Mariana Bertocchi.