Veja 11 passos para indexar um site no Google mais rápido que a concorrência
Você acabou de criar seu mais novo site e está tudo perfeito. Até que você faz uma busca por ele no Google ou em qualquer outra ferramenta de busca, e não o encontra.
Então você pensa: Se eu mesmo não encontro meu site, como as pessoas vão me achar?
“O tráfego orgânico representa mais de 64% do tráfego de um site de sucesso”, segundo o site Conductor.com.
Após passar alguns minutos indignado, você lembra que leva algum tempo para o indexar um site no Google e para que ele apareça entre os resultados das buscas.
Ufa! Agora é só esperar então…nada disso!
Sempre temos dois caminhos a serem seguidos:
- Esperar que os algoritmos do Google encontrem seu site
- Facilitar a vida dos algoritmos do Google e indexar seu site rapidamente
Como não somos daqueles que esperam, optamos pelo segundo caminho. Neste Post, vamos apresentar 11 passos definitivos para indexar um site no Google e em outros mecanismos de busca.
1) Entender como os mecanismos de busca funcionam
Apesar dos algoritmos de buscas serem extremamente complexos e atualizados diariamente, é possível entender seu funcionamento. Basicamente o trabalho é feito por Spiders, pequenos códigos que varrem a Web buscando por páginas novas.
Uma vez que os Spiders encontram uma página nova, eles tentam entender do que se trata aquele conteúdo. Para isso, analisam as meta tags do seu site, conteúdo, imagens etc. Por isso, sempre devemos seguir as boas práticas de SEO.
Depois de terem encontrado sua nova página, descobrirem sobre qual conteúdo você está falando e definirem onde a página está na Web, os algoritmos de busca criam um índice para armazenar tudo isso.
Quando alguém busca por palavras chaves que dizem respeito àquele seu conteúdo, o Google e outros mecanismos de busca são capazes de encontrar sua página e apresentá-la no resultado das buscas, compondo o ranking de relevância para o usuário que está buscando.
Uma forma fácil de saber se o seu site já foi indexado e quais páginas aparecerão nos resultados é digitar no Google:
site:seudominio.com.br
Se houver alguma página indexada, o resultado será semelhante à imagem:
Caso seu site ainda não tenha sido varrido pelo Google, você receberá uma resposta de que nada foi encontrado! Assim, este é um ótimo momento para começar a seguir nossa dicas de como indexar um sites no Google.
2) Crie um Blog e mantenha atualizado
Um Blog é a melhor maneira de criar conteúdo fresco para a Internet. Já falamos que para ser indexado e ganhar relevância nos resultados de busca, um site precisa produzir conteúdo atualizado. Ou seja, novo. Não há nada melhor para ajudar a indexar um site no Google do que manter um Blog.
Segundo o Hubspot, empresas que mantêm Blogs atualizados, conseguem 55% mais tráfego orgânico do que empresas que não escrevem um Blog.
É muito importante que haja comprometimento. Então, você precisará escrever regularmente material relevante, com certa profundidade. Assim, será possível despertar o interesse das pessoas que encontram seu post e garantir que elas naveguem pelo seu site após lerem.
De nada adianta aparecer entre os primeiros resultados se você não consegue engajar seu público? Isso só aumentará sua taxa de rejeição e, consequentemente, o Google irá penalizá-lo.
3) Use o arquivo robots.txt
Alguns de vocês podem não estar familiarizados com este arquivo (se precisarem, estamos aqui para ajudar), enquanto outros já viram esse arquivo na pasta raiz de seu domínio.
Este arquivo, de maneira bem simples, indica aos Spiders quais páginas no seu site devem ou não ser lidas por eles e indexadas pelo Google. Além disso eles trazem algumas outras informações importantes, mas por enquanto isso basta.
Afinal, por que sinalizar que uma página não deve ser indexada pelas ferramentas de busca? Em alguns casos específicos, não queremos que o Google indexe duas páginas que possuem conteúdo duplicado, por exemplo. Nesse caso, usamos o robots.txt para dizer ao Google qual das duas páginas deve ser indexada. Desta maneira, não somos penalizados pelo buscador e conseguimos indexar um site no Google de forma correta.
Mas cuidado! Um arquivo robots.txt errado pode sumir com o seu site das buscas. Então, sempre revise com calma este arquivo. Você pode usar o Google Webmaster para ajuda-lo a escrever esse arquivo sem erros. Ou, então, algum plugin do WordPress se você usa esse gerenciador de conteúdo, como o Yost SEO.
4) Crie uma estratégia de conteúdo
Formalizar uma estratégia de conteúdo para 6 meses ou até 1 ano é a maneira mais fácil de não se perder no seu conteúdo e sempre trazer coisas novas para o seu público.
Há aproximadamente dois anos atrás, o Content Marketing Institute já dizia isso. Eles encontraram que 44% das empresas bem sucedidas na Internet, possuem uma estratégia formal de Marketing de Conteúdo. Ou seja, escreva qual será sua estratégia, quais assuntos abordará, de que forma e em qual canal.
5) Crie e submeta um Mapa do Site
Este arquivo é de extrema importância para ajudar a indexar um site no Google e em outras ferramentas de busca, de forma rápida.
O Mapa do Site não passa de um arquivo XML com a estrutura de páginas de seu site, as URLs de cada página e metadados dessas páginas.
Veja mais um plugin de WordPress que facilita a criação de Sitemaps, caso você use o WordPress.
Entre as ferramentas de Webmaster do Google existe um criador de Sitemaps também e você já aproveita para submetê-lo ao Google. Para o Bing, você encontra as ferramentas de Webmaster aqui.
6) Instale e configure o Google Analytics
É imprescindível ter uma ferramenta analítica instalada em seu site nos dias de hoje. O Google Analytics, além de ser uma ótima ferramenta, pode ajudar a indexar um site no Google.
Não que ela vá fazer algum trabalho para isso. Mas o fato de ter configurado o Analytics em seu site, pode despertar a curiosidade dos Spiders do Google em vasculhar seu site em busca de algo novo.
7) Submeta a URL de seu site aos buscadores
Mais uma vez o Google trás uma ferramenta para facilitar a indexação de seu site, submetendo qual URL você quer que os algoritmos analisem.
A análise e indexação não será imediata, mas com certeza irá acelerar as coisas, ajudando a indexar seu site no Google e em outros buscadores.
8) Crie ou atualize Perfis nas Redes Sociais
As redes sociais estão em evidência, não apenas entre nós. As ferramentas de busca levam muito em consideração os sinais sociais, não só para indexarem seu site, como também para compor o ranking na página de resultados de busca.
Ter perfis em redes sociais, levando links para o seu site é fundamental para ajudar nos resultados de buscas. Além de colocar sua URL em seu perfil, você pode inserir posts sobre o seu site e fazer links diretos para o conteúdo. Isso ajuda ainda mais no posicionamento das pesquisas.
9) Compartilhe o Link de seu novo site
Na dica anterior, já mencionamos isso. Compartilhe em suas redes sociais links apontando para o seu site.
Além de garantir resultados melhores nas buscas, isso chama a atenção para os buscadores, de que possivelmente exista conteúdo novo naquele link.
Aqui vale uma dica extra: coloque vídeos do Youtube embutidos em seu site e submeta Video Sitemaps. O Google está muito interessado em encontrar sites com vídeos do Youtube embutidos.
10)Ative seu Feed de RSS
Além de aumentar o número de leitores de seu conteúdo e a taxa de conversão de seu site, o Feed RSS ajuda a indexar mas rapidamente suas novas páginas. Utilizar o Feedburner do Google ajuda a sinalizar que aquele conteúdo é fresco e ser indexado mais rápido.
11)Submeta sua URL à diretórios de Blogs
Este é um ponto que deve ser analisado com muita atenção! Alguns diretórios de Blogs e Sites irão prejudicar mais o seu site e tornar a indexação ainda mais lenta, ou na pior das hipóteses, não existir.
Antes de submeter seu RSS, Blog ou site para algum desses diretórios, tenha certeza de que trata-se de um diretório sério, atualizado, e não um daqueles usados apenas para gerar backlinks para o seu site.
Aqui vai uma lista com alguns sites sérios que podem ser usados para isso. Entretanto, os sites não são em português, o que pode não servir muito. Mas o post conta um pouco melhor como escolher esses sites sérios, o que pode ser útil.
Estas foram apenas 11 dicas, que além de ajudarem na indexação mais rápida de seu site, ajudarão também a melhorar seus resultados nas ferramentas de busca. Aproveite e leio nosso post sobre Otimização de Sites em WordPress. São 10 dicas valiosas.
Fonte: Blog do Neil Patel
Caso você tenha gostado do que leu, mas precise de ajuda para implementar essa estratégia, não deixe de entrar em contato conosco.
Clique no botão e inscreva-se em nossa newsletter e não perca nenhuma atualização do nosso blog:
Fique Conectado