Gestão de Reputação Online

Na vida, a reputação é uma coisa muito importante. É o componente intangível que usamos para moldar nossos pensamentos e ações no mundo. A reputação é construída, passo a passo, no decorrer de um longo caminho. Quanto mais se esforçar para cultivar sua reputação, mais forte ela será.

No mundo dos negócios é da mesma forma. Como consumidores, muitas vezes decidimos lidar com marcas que confiamos (porque elas têm uma boa reputação). No trabalho, temos parcerias com empresas que têm uma presença forte dentro de um segmento. Fazemos isso para nos sentir seguros e confortáveis com as nossas decisões.

A reputação no mundo digital, no entanto, é um pouco diferente. Há tantas pessoas online, que cada interação é muito mais impactante – para o bem ou para o mal. No mundo digital você sempre precisa moldar sua reputação e manter-se consciente da visão externa dela, para que você possa fazer a gestão de reputação online sempre que necessário.

Muitas vezes pode ser muito difícil lidar com a sua reputação no mundo digital, por isso queremos te mostrar 5 Passos Para Dominar A Gestão Da Reputação Online. Assista a nosso vídeo:

Passo 1: Ouça Seus Clientes

As pessoas que interagem diretamente com a sua marca – em outras palavras, os seus clientes – são as melhores apostas para amplificar a sua reputação. Mas é melhor você ter certeza de que sua reputação é positiva entre seus atuais clientes, senão não faz sentido que eles a espalhem. Além disso, você terá mais trabalho para fazer a gestão de reputação online.

A melhor maneira de saber o que seus clientes estão pensando é criar um sistema de feedback. Não importa se é com uma pesquisa por email, um telefonema ou simplesmente perguntando a eles. Fornecer aos seus clientes uma maneira fácil de dizerem o que pensam sobre você (sua marca ou produto) é extremamente importante para o seu negócio, desde que você os escute.

 

Passo 2: Atinja Sites Importantes De Avaliações Online

88% dos clientes confiam em opiniões online, tanto quanto em recomendações pessoais.

Depois de ver estes números, só há uma coisa que você deve estar pensando: como conseguir mais comentários e avaliações?

Avaliações não são só importantes para construir sua reputação online, mas também são ótimas ferramentas de vendas. Potenciais clientes vão comprar de você, simplesmente porque ouviram outras pessoas – estranhos – dizendo que comprar de você é um bom negócio. Se você conseguir encontrar quais canais e sites seus clientes usam para avaliar seu negócio, você poderá mandar seus potenciais clientes para lá, para que vejam suas avaliações positivas e fortaleça ainda mais sua marca ou produto.

 

Passo 3: Obtenha Feedback De Seus Clientes

Se por alguma razão, você não consegue obter avaliações de seus clientes ou eles não respondem às pesquisas que você envia, você pode precisar de uma abordagem mais direta. Uma verdadeira interação cara-a-cara pode ser a melhor forma de se obter uma avaliação. Seja perguntando durante uma reunião ou em um almoço de negócios, as vezes ser direto é a melhor opção para obter um feedback honesto.

E se você não gostar do que ouviu? Pergunte a eles como pode melhorar e, em seguida, prometa que irá trabalhar nisso. O feedback negativo, na forma de crítica construtiva, é tão poderoso quanto um feedback positivo.

 

Passo 4: Compartilhe O Feedback De Seus Clientes

Sempre que você receber elogios de clientes, não seja tímido e mantenha isso em segredo. Deixe o mundo saber quando um cliente elogia você. Seja através de um depoimento em seu site, uma foto ou vídeo compartilhado nas redes sociais, use todos os canais à sua disposição. Espalhe a satisfação de seus clientes. Tirar proveito de uma reputação positiva, é uma maneira infalível de gerar novos negócios.

 

Passo 5: Aprenda E Melhore (Sempre)

Eu disse isso antes e vou dizer de novo: mesmo um feedback negativo pode ser uma coisa positiva. Em vez de ficar na defensiva, abrace as avaliações negativas de seus clientes e prometa-lhes que vai aprender e melhorar. E não basta dizer que você vai melhorar – vai lá e aja, melhore de verdade. Se esforçar para fazer sempre que seu produto ou serviço seja melhor, não tem como ser uma coisa ruim.

 

Se você gostaria de mais informações sobre gestão de reputação online ou precisar de ajuda profissional para desenvolver uma estratégia de gestão, entre em contato com um Consultor WSI de Marketing Digital hoje mesmo.

 

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Texto adaptado do original em inglês.