O marketing móvel (ou mobile marketing) tem apresentado várias inovações e crescido bastante nos últimos anos

 

marketing móvel ou mobile marketing

Lembra como você se sentiu no momento em que percebeu que perdeu sua carteira? Pois bem. Nós também. Também lembro do momento em que, de repente, nossas carteiras não eram tão importantes. Sem carteira, sem problema… enquanto ainda estivermos com nossos smartphones!

Pense sobre isso. Supondo que sua carteira não contenha muito dinheiro, normalmente você vai ter um monte de plástico. Os cartões, embora extremamente irritantes para serem substituídos, podem ser substituídos. Um smartphone é muito mais caro do que (a maioria) carteiras. Ele também contém geralmente coisas que não podem ser recuperadas. São fotos e arquivos que muitas vezes não foram para o backup (sim, isso acontece com todos nós).

O roubo da carteira como a coisa menos importante em nossos bolsos é o prenúncio de algo significativo: vivemos em um mundo cada vez mais móvel!

A tecnologia móvel está em toda parte. Smartphones e aplicativos engajam e conectam uns aos outros de maneiras que não havíamos pensado há 15 anos. A mobilidade é um movimento que dirige a sociedade em direção a um futuro no qual a tecnologia é um componente totalmente integrado a vida de todos.

Como empresários, não há tempo de discutir os prós e contras do mundo móvel – como dissemos, já estamos vivendo nele. Quanto mais rápido você saltar sobre esse expresso móvel, mais cedo você será capaz de compreender como o movimento mobile está mudando drasticamente as viagens dos seus clientes.

Porque temos a certeza de uma coisa: se você não é tão móvel como seus clientes, eles não vão ser seus clientes por muito tempo.

 

A dominação da tecnologia móvel

O fato de mais de 30% da população mundial tem um smartphone é prova suficiente de que o movimento da tecnologia móvel chegou. Junto a dominação desses dispositivos, a criação e o uso de aplicativos explodiu – e com uma boa razão. Jogo e aplicativos de produtividade pemitem que a gente se divirta e ainda melhorem nossas vidas – tudo a partir de um dispositivo que seguramos em nossas mãos.

Uma das estatísticas que nos deparamos é a de que os usuários de dispositivos móveis usam eles em média de 4-5 horas por dia. Desse tempo, 80% é gasto em três aplicativos – e um deles é o Chrome. Para nós, isso demonstra a importância de uma sólida estratégia de marketing móvel. Porque, apesar de todos os aplicativos existentes, as pessoas ainda estão navegando à procura de produtos e serviços a partir de seus smartphones.

Como dono de um negócio, não deixe ninguém dizer a você que sua empresa não deve usar uma estratégia de marketing móvel. Em algum lugar lá fora, alguém está usando seu smartphone para procurar exatamente o que você oferece.

 

O novo modo de compra

Um dos aspectos mais surpreendentes do movimento da tecnologia móvel é como ela interage e afeta atividades não tecnológicas. Por exemplo, fazer compras em uma loja em si, não envolve um dispositivo móvel de modo algum. No entanto, os smartphones tornaram-se parte do nosso cotidiano e, naturalmente, nós os levamos para as compras. Quando estamos com ele dentro de uma loja, significa que temos acesso rápido e fácil à aplicativos e internet. Isso realmente pode nos tornar consumidores mais eficientes!

Como sempre, não acredite apenas em nós, confie nos números também. Saiba que 80% dos consumidores usam seus smartphones para fazer compras. Essa estatística definitivamente passa no nosso teste do olho. Quase todo mundo que vemos nas lojas tem seu telefone em mãos. Outro número significante sugere que 40% dos compradores consultam três ou mais canais enquanto olham os produtos. Isso antes de fazer uma compra. Que os consumidores estão ficando mais espertos não é segredo. Mas um novo aspecto de pesquisa do consumismo está acontecendo agora.

Seus clientes são agora alvos móveis, então é melhor se adaptar a esse jogo!

 

Siga o dinheiro

Em séries de TV e filmes, “seguir o dinheiro” sempre guia a investigação direto aos reais criminosos. No mundo digital, seguir o dinheiro também guia você a verdade.

A verdade é que em 2015, US$28 bilhões foram gastos por empresas não tecnológicas para adquirir empresas de tecnologia. E se você estiver prestando atenção, você viu aplicativos móveis como Uber e Offerup chegar a US$10 bilhões em vendas brutas.

O dinheiro é fácil de seguir. E tem muito dele sendo gasto em tecnologia, o que só pode significar uma coisa: mobile é o caminho do futuro.

 

Fale com um consultor de marketing digital WSI

 

Texto adaptado do original em inglês, clique aqui.