Os efeitos econômicos ocasionados pelo Coronavírus têm colocado em risco muitas empresas, sobretudo as que ainda não são digitalizadas. Neste momento, temos visto fábricas fechadas, escolas e universidades sem aulas presenciais, agências bancárias com horários reduzidos e empresas se reinventando para tornar digital o mais rápido possível seu atendimento e seus processos internos.
Diante da necessidade de isolamento social da população e do trabalho remoto dos profissionais, a pandemia tem exigido um cenário imediato de transformação digital e novas práticas têm surgido a cada dia. Academias realizam lives e aulas gratuitas para seus alunos, escolas recorrem ao aprendizado online, hospitais e clínicas optam por atender seus pacientes através da telemedicina e lojas físicas investem no e-commerce e em plataformas digitais.
Essas empresas se viram do dia para a noite com o desafio complexo de implantar rapidamente uma mudança digital e estratégica no ambiente organizacional sem um planejamento antecipado. Para isso, o tripé tecnologia, imaginação e criatividade têm sido a saída para atravessar este momento tão complicado para todos. São práticas que “chegaram para ficar” e transformar este momento no “Novo Normal” da economia.
Neste momento, as empresas que não tinham se antecipado ao movimento da digitalização são as que mais estão sofrendo. Entre elas, estão as que ainda carecem de estrutura tecnológica e possuem sistemas sem conectividade, documentos e dados apenas físicos e pouco investimento em tecnologias e processos digitalizados.
Sendo assim, o que devem fazer primeiro? Nossa sugestão é começar com uma forte comunicação digital entre todos os colaboradores. Para isso, podem: incentivar e realizar reuniões virtuais, investir em soluções digitais, disponibilizar cursos e treinamentos para que os colaboradores aprendam sobre os recursos tecnológicos, além de investir na digitalização de seus processos e dados físicos.
Empresas que se digitalizam encontram oportunidades de negócio na crise
Uma vez realizadas essas mudanças internas, é preciso pensar em como se comunicar com seus clientes. Nesse contexto, empresas que já são digitalizadas têm sofrido menos o impacto negativo da pandemia, e estão vivendo um momento de oportunidades. Empresas do varejo, por exemplo, que nunca investiram no digital e estiveram atuando apenas no mundo físico vão precisar inovar e se adaptar a esse novo cenário de demanda crescente por compras online e serviços delivery. Sendo assim, iniciativas omnichannel e a adoção da cultura de gestão de produtos e canais digitais são essenciais nesse momento.
As iniciativas omnichannel extrapolam o varejo. O setor bancário, por exemplo, há tempos que se vê obrigado a implementar essas plataformas e investir cada vez mais no digital. Com isso, os bancos físicos já oferecem pagamentos digitais e serviços via internet ou aplicativo. Dessa forma, os clientes podem realizar suas atividades bancárias sem precisar sair de casa. Na área da saúde, operadoras de saúde, médicos e hospitais passam a oferecer consultas virtuais aos pacientes.
As startups também têm tido grande destaque nesse cenário, já que são empresas que costumam constantemente buscar soluções escaláveis, inovadoras e tecnológicas. Em uma aposta de aluguel 100% digital, por exemplo, empresas já iniciam o desenvolvimento de um novo conceito de busca por imóveis. O novo modelo possibilita que os clientes façam uma visita totalmente online pelos apartamentos. Além disso, disponibiliza assinatura digital dos documentos, aprovação de crédito facilitada e pagamento por QR Code via aplicativo. E este é apenas um exemplo, entre vários outros que poderíamos citar.
Mais do que nunca, o digital se tornou essencial
Essa pandemia irá mudar a maneira como os negócios são feitos e gerar um avanço na inovação e transformação digital no Brasil e no mundo. E se há empresas que ainda não se digitalizaram, esse é o momento. Afinal, não há outra forma de se relacionar com os clientes se não for através de processos digitais. A necessidade de digitalização dos serviços e modelos de negócios, que já caminhava em ritmo acelerado, cresce à medida que grande parte da população mundial precisa ficar em casa.
Hoje, mais do que nunca, levar o seu negócio para o digital não é mais uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência.
Nós, da WSI, podemos ajudar a sua empresa a se tornar mais digital. Fale com um de nossos especialistas.
Fique Conectado