Sabemos da importância da internet nas tarefas diárias e como essa ferramenta é essencial no acesso a serviços, compras, educação, entretenimento e informações, e ainda mais em tempos de isolamento social. Infelizmente, milhões de pessoas não possuem autonomia para navegar na web e usufruir integralmente do ambiente online.
Só no Brasil são 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de limitação, segundo Censo IBGE 2010. Esse número representa 24% da população brasileira. Entre elas, estão pessoas com deficiências físicas, visuais, cognitivas e auditivas. Além disso, há ainda idosos, analfabetos, entre outros, que também sofrem para navegar nos Websites.
Talvez o seu negócio nunca tenha parado para pensar em cada um deles. E isso é confirmado por estudos que apontam que, no Brasil, menos de 1% dos sites são acessíveis. Agora imagine a quantidade de usuários que são excluídos do ambiente online!
Consequentemente, essas pessoas acabam precisando da ajuda de terceiros para realizar tarefas simples e cotidianas na web, como buscar informações em sites, estudar em plataformas, fazer compras ou pagar boletos.
Algumas vantagens de investir em recursos acessíveis
Portanto, tornar o seu site acessível possibilita que um usuário com deficiência visual consiga ler informações no computador, ou que uma pessoa com limitações motoras navegue pelo site através dos comandos do teclado ou até mesmo que um indivíduo com deficiência auditiva obtenha informações por meio de vídeos legendados. Ter um negócio acessível ajudará a tornar o ambiente online um local mais inclusivo e igualitário!
E não só isso. Investir na acessibilidade digital fará com que a sua empresa esteja em conformidade com a legislação brasileira e com todas as regulamentações globais. Este ano, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que representa um marco na ampliação dos diretos das pessoas com deficiência, completou 5 anos.
Segundo o Art. 63 da lei, “é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”. Portanto, todos os sites disponíveis na internet devem ser acessíveis ou estarão sujeitos a multas e penalidades.
Mas investir na acessibilidade não está relacionado apenas a normas e regulamentos. Ter um website acessível permitirá que a sua marca amplie o público que visita o seu site e atraia novos usuários. Esse público, por sua vez, promoverá a sua empresa, aumentando a relevância e o ranqueamento nos mecanismos de busca e divulgando o seu negócio. Uma imagem positiva e humanizada fideliza os clientes e usuários, ampliando a receita da empresa e o diferencial competitivo no mercado.
Contudo, a realidade hoje é que ainda há uma carência no investimento dos recursos de acessibilidade digital em websites e falta um conhecimento por parte das empresas em relação às inúmeras vantagens que a solução acessível oferece para os negócios. Atualmente, pessoas com deficiência movimentam em todo o mundo aproximadamente 4 trilhões de dólares por ano, e no Brasil, esse número chega a 22 bilhões, segundo dados da empresa eSSENTIAL Accessibility. Portanto, não há motivos para ignorar esse público.
WSI e EqualWeb Brasil são parceiros em acessibilidade digital
Nós, da WSI Singularity, implementamos a acessibilidade digital no nosso site e contamos com recursos, como ajuste de voz e navegação e ajustes de tela, cor e conteúdo. Temos como parceiro a EqualWeb Brasil, solução tecnológica israelense, considerada uma das pioneiras e líderes globais em Acessibilidade Digital para sites de internet. A EqualWeb oferece 26 recursos automáticos e conta com diversas opções de planos para empresas de todos os portes.
Tenha em mente que apostar na acessibilidade digital é uma ótima oportunidade de negócio! Para mais informações sobre a solução, consulte os especialistas da WSI ou acesse: www.equalweb.com.br/solucoes
Fique Conectado