Já ouviu falar da Matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats)? Ou da famosa FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)? Ela pode ser muito útil para sua empresa em momentos de incerteza. Sabe por que?

O conhecimento do contexto do seu negócio e uma precisa análise ambiental interna e externa  é uma etapa fundamental para a definição de objetivos, estratégias, metas e iniciativas, principalmente em cenários de instabilidade.

Forças e Fraquezas x Ameaças e Oportunidades

As forças e as fraquezas referem-se aos fatores internos de uma organização, como recursos físicos, humanos e financeiros, sobre os quais é possível ter controle, pois resultam das estratégias definidas pelos gestores.

No caso das ameaças e oportunidades, elas estão concentradas no ambiente externo, ou seja, fora dos limites da organização. São elas: questões legislativas, demográficas, políticas, econômicas, tecnológicas ou climáticas, mudanças nos hábitos dos consumidores, relação com parceiros e fornecedores, entre outros. Este é um ambiente sobre o qual não há controle, mas que deve ser monitorado continuamente, pois, de alguma forma, elas exercem influência sob os negócios.

Mas como fazer para reconhecer essas ameaças e oportunidades? E as forças e fraquezas? E como lidar com elas? Há diversas maneiras, mas uma muito efetiva é a análise SWOT. Para quem ainda não conhece, essa é uma ferramenta de gestão muito eficaz para fazer uma análise completa dos pontos que mencionamos acima. Só assim as organizações conseguirão rapidamente identificar mudanças e ter agilidade para se adaptar às mudanças mercadológicas.

Vamos nos ater aqui, então, então a explicar cada uma delas:

  • Forças: recursos e características positivas que fazem com que a sua empresa se destaque dos concorrentes, gerando vantagem competitiva;
  • Fraquezas: são características ou elementos do ambiente interno de uma empresa que a desfavorecem em relação à sua concorrência. Em outras palavras, são pontos de melhoria que as organizações precisam estar atentas;
  • Oportunidades: fatores externos que criam um cenário favorável para a empresa. As organizações devem saber identificar e analisar as oportunidades existentes no mercado para explorá-las ativamente.;
  • Ameaças: são os elementos ou contextos que criam um ambiente desfavorável para a empresa. As ameaças impactam negativamente os negócios. Portanto, é muito importante se antecipar e tomar as precauções necessárias.

 

Análise SWOT implementada na indústria hoteleira

Agora que sabemos o que cada um desses pontos significa, vamos imaginar um hotel. Usaremos ele como exemplo para entender melhor esses quatro fatores. Portanto, pense num estabelecimento hoteleiro que possui uma excelente localização na cidade e um restaurante com boa gastronomia, com pratos criados por um chefe renomado. Podemos dizer que essas são suas forças, certo? Contudo, ao mesmo tempo, esse hotel apresenta altos custos operacionais e problemas no atendimento (funcionários despreparados e com pouca experiência). Nesse caso, são as suas fraquezas.

Agora imagine esse mesmo hotel durante o Carnaval do Rio de Janeiro. Isso é uma excelente oportunidade, já que a capacidade de hospedagem atinge seu limite máximo. E é um fator externo, pois não acontece diretamente dentro do hotel, mas acaba afetando positivamente seus negócios. Agora pensemos o contrário. Maio, mês de fortes tempestades e clima ruim. Esses fatores se apresentam como uma ameaça para a rede hoteleira.

Viu como acontece essa análise inicial? A partir dela, as empresas podem criar um plano de ações para que a estratégia comece a ser desenvolvida. Sendo assim, no caso de se sentir ameaçado pelo clima e pelas tempestades que ocorrem no mês de maio, o hotel, sabendo disso, se antecipa e passa a investir na gastronomia e em atividades internas, para que as pessoas não precisem sair do local e possam usufruir do que o estabelecimento tem a oferecer.

Portanto, tenha em mente esses passos iniciais. Comece definindo suas forças e fraquezas. Depois, liste as oportunidades e as ameaças. A partir disso, desenvolva a análise SWOT, para começar seu planejamento estratégico. Veja o modelo abaixo:

análise de matriz SWOT

Modelo de Matriz SWOT.

Vantagens de implementar a força SWOT no seu negócio

Fazendo isso, sua empresa alcançará inúmeros benefícios. Um deles é a adaptabilidade. Com a análise SWOT, as companhias passam a estar cientes das suas fraquezas e forças, e do que pode acontecer no ambiente externo. Dessa forma, conseguem avançar rapidamente para aproveitar as oportunidades ou se antecipar caso surjam ameaças.

É muito importante estar atento às ameaças mercadológicas. E não estamos nos referindo só aos concorrentes, mas também a mudanças na legislação, na economia, nos hábitos dos consumidores, entre outros fatores. Essas ameaças geram riscos, impactando negativamente o desempenho do negócio. Esses riscos, por sua vez, se tornam menos ameaçadores quando a organização desenvolve uma análise SWOT. Através de um plano de ações bem estruturado, é possível se preparar para as mudanças que possam surgir no mercado.

Mas além dos riscos, o ambiente externo também traz inúmeras oportunidades, que vão auxiliar no crescimento do seu negócio. Temos acompanhado, por exemplo, o surgimento de tecnologias inovadoras e o lançamento de novos produtos e serviços. Utilizando o SWOT, as empresas se tornam capazes de prever e identificar essas oportunidades emergentes, aproveitando, assim, as vantagens que o mercado oferece.

E não só isso. A análise SWOT permite também que as empresas consigam alocar os recursos de forma adequada, uma vez que elas passam a conhecer melhor quais fatores precisam de mais foco e quais áreas precisam ser melhor trabalhadas. Isso também ajuda a medir claramente o desempenho geral dos negócios, pois as organizações passam a ter maior visibilidade dos seus pontos fracos e áreas que precisam de melhoria. Essas informações, por sua vez, ajudam a reduzir erros futuros, garantindo o crescimento a longo prazo e tomada de ações mais assertivas.

Assim, ao identificar áreas mais críticas e que precisam de mais atenção, o seu negócio passa a se direcionar para o que realmente necessita. Dessa forma, sua empresa irá competir de forma mais eficaz. Uma análise completa das fraquezas evita erros estratégicos. E a melhoria contínua em todas as áreas das operações de uma empresa é um aspecto importante para se manter à frente dos concorrentes.

E por falar em concorrência, o SWOT também é muito eficiente na análise dos principais concorrentes das empresas. Com as informações captadas na análise, as organizações passam a ter uma imagem geral de como devem se posicionar em relação aos competidores e como explorar os pontos fracos de cada um deles.

Conclusão

Em conclusão, a análise SWOT é uma ferramenta importantíssima para compreender o funcionamento de uma organização e como ela precisa se adaptar aos fatores externos. Nós, da WSI Singularity, ao desenvolvermos uma estratégia de marketing digital para nossos potenciais clientes, fazemos uma análise detalhada dos concorrentes no mercado, e também das forças e fraquezas da sua empresa. Fale com um de nossos profissionais, e saiba mais sobre o nosso serviço de consultoria!