O ano de 2020 chegou ao fim. Vimos a pandemia impactar positivamente e negativamente diversos negócios. Diante desse cenário, muitas empresas ainda estão incertas quanto ao futuro e o que este ano tem a oferecer. E tentando entender o que teremos de novidade, compilamos algumas tendências no setor de marketing digital para 2021.
Decidimos, então, neste blog, reunir algumas das dicas, com base nas previsões de diferentes especialistas, que consideramos essenciais para que a sua empresa possa acompanhar as principais mudanças e o que podemos esperar do futuro. Vejamos, então, a seguir algumas delas:
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Os eventos virtuais começaram por necessidade, mas vieram para ficar.
Por conta da pandemia, os eventos online surgiram por necessidade. Mas as empresas descobriram que, ao se tornarem virtuais, são capazes de expandir seus eventos para um público totalmente novo, já que o digital é mais acessível que o presencial. Isso significa menor custo para mais pessoas e maior ROI. O segredo é ser criativo e gerar envolvimento por meio de grandes especialistas e conteúdo rico.
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As empresas encontrarão novas maneiras de incentivar as conexões online.
O mundo virtual e digital permanecerá em 2021 e também nos anos seguintes. Muitas organizações optaram por seus eventos anuais e feiras de negócios no modelo virtual. Isso levou a um crescimento do número de eventos digitais e muitas pessoas enfrentando ‘fadiga do Zoom’.
As organizações agora estão se perguntando como se destacar de outras empresas do mercado. A solução para isso são as chamadas comunidades on-line. Será necessário encontrar maneiras de envolver melhor o público e construir algo significativo.
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A interatividade que foi prometida por décadas é agora uma necessidade para 2021.
As pessoas estão buscando interações mais humanas, e estão interessadas em discussões e painéis nos quais podem fazer perguntas, participar e oferecer seus próprios conhecimentos.
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A centralização no cliente impulsionará as marcas.
O cliente deve ser colocado no centro de todas as decisões. Isso só será possível por meio do alinhamento entre as equipes de vendas, marketing e clientes.
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As marcas navegarão em um clima social e político cada vez mais polarizado.
Uma das maiores tendências de 2021 que veremos são as marcas navegando em um clima social e político cada vez mais polarizado. As discussões políticas e o cenário das mídias sociais estão forçando as marcas a tomar decisões difíceis sobre como e onde elas se alinham com seus clientes. Elas deverão pensar bem sobre quem são e o que representam, caso contrário, perderão a fidelidade de seus usuários.
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O teste A/B cairá em desuso.
Iremos observar o fim dos testes A/B. Os profissionais de marketing há muito tempo têm confiado na sua intuição com relação aos testes A/B para orientar as decisões criativas de publicidade e marketing. Contudo, o aumento do uso da Inteligência Artificial tornará esses testes obsoletos.
Isto porque o machine learning prevê as tendências antes que elas aconteçam e fornece uma orientação clara para os profissionais de marketing. Sendo assim, não há motivo para desperdiçar dinheiro e tempo testando A/B.
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O marketing de conteúdo será pautado na comunicação
Hoje, o público anseia por uma experiência autêntica com as marcas e a melhor maneira de fazer isso é através da comunicação. À medida que os profissionais de marketing buscam criar uma experiência mais centrada no ser humano, veremos mais conteúdo extraído de conversas reais que podem fornecer uma interação genuína, que é exatamente o que os consumidores de hoje estão procurando.
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Os profissionais de marketing contarão com insights de dados reais e machine learning para agregar valor aos clientes em potencial.
Quando os profissionais de marketing usam ‘dados de intenção’ e ‘insights baseados em dados’ para alimentar suas comunicações automatizadas, eles podem criar experiências notáveis nas quais os consumidores confiam. A próxima geração de personalização não se trata de cookies ou dados de terceiros, de merchandising ou adivinhação. A próxima geração de personalização depende de insights profundos de dados, captura de dados e aprendizado de máquina para gerar não só o conteúdo, a oferta e o canal certo, mas a sequência certa de eventos que leva a um caminho automatizado para a conversão.
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As integrações entre canais continuarão a crescer.
Incorporar vários canais em campanhas é muito mais eficaz do que simplesmente colocar todos os seus recursos em um só canal. É por isso que veremos canais e táticas variadas continuarem se cruzando.
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Preparação para o marketing em um mundo sem cookies.
A medição é mais importante do que nunca para um marketing de desempenho forte. A medição online bem-sucedida depende dos cookies que registram informações úteis sobre o que acontece depois que uma pessoa clica em um anúncio. Porém, as demandas e regulamentações de privacidade do usuário, como o GDPR, significam que as abordagens tradicionais de medição precisam evoluir de acordo com um ecossistema em mudança.
Em 2021, haverá uma ênfase contínua na medição inovadora que prioriza a privacidade, com os profissionais de marketing contando com técnicas sofisticadas para quantificar o sucesso das campanhas digitais.
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Tendências de consumo mostram uma demanda por sustentabilidade
A pandemia reforçou a demanda do consumidor por sustentabilidade. As pessoas querem que as marcas demonstrem responsabilidade e transparência por meio de ações concretas. As marcas na vanguarda dessas mudanças estão constantemente procurando maneiras de melhorar seus esforços ambientais, seja por meio de parcerias, iniciativas de toda a indústria ou novas técnicas de produção e reciclagem.
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Os aplicativos móveis serão fundamentais para o crescimento dos negócios
A grande história do consumo de mídia em 2020 foi o tempo gasto em dispositivos móveis. As categorias que devem se beneficiar especialmente com esse aumento na popularidade do aplicativo incluem entrega de comida, jogos, aprendizado online, entretenimento e compras. Como essa tendência continua em 2021, as empresas devem priorizar sua estratégia de aplicativos e garantir que seja um canal de valor agregado para seus clientes.
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A mídia social se tornará o principal canal de compra
Plataformas de mídia social como o Facebook e o Instagram estão facilitando o processo para que os usuários realizem compras, sem precisar deixar a plataforma. O Instagram, por exemplo, já está começando a testar o pagamento direto no Instagram Shop. Essa ferramenta para pagamento de produtos direto no Instagram já está funcionando em diversos países, permitindo que os usuários concluam suas compras no próprio aplicativo, sem precisarem ser direcionados para o site da marca.
E você? Como foi impactado pelo digital?
Esperamos que as dicas que separamos tenham ajudado de alguma forma. Caso sua empresa queira mergulhar de cabeça neste mundo digital, fale com nossos consultores!
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