Texto traduzido e adaptado via WSI World

Talvez você já conheça celebridades que são influenciadores nas mídias sociais, como as Kardashians, Selena Gomez e The Rock, mas você sabia que Jamie Oliver é um dos principais influenciadores no Instagram, quando o tema é comida, com mais de 9 milhões de seguidores? 

E tem também o Cristiano Ronaldo, a estrela do futebol e influenciador de esportes, com mais de meio bilhão de seguidores. Citamos influenciadores internacionais pois a WSI opera internacionalmente, mas o Brasil também possui influenciadores de alta relevância como Bianca Andrade, Neymar Jr. e vários outros. 

Antes de procurar os influenciadores certos para representar seu negócio, é preciso já conhecer seu público-alvo, definir seus objetivos e saber por que está interessado no marketing de influenciadores. Com essas informações em mãos, você sabe qual o próximo passo para encontrar o influenciador certo para o seu negócio? Continue a leitura e confira!

marketing. Imagem de uma menina negra com um vestido verde e blazer roxo fazendo uma selfe na rua.

Relevância para o seu negócio

Existem vários estilos de influenciadores, mas quando falamos de marketing de influência, é essencial buscar alguém que seja relevante e alinhado à sua marca. Por isso, é importante considerar celebridades que sejam capazes de influenciar seu público-alvo e tenham conteúdos alinhados com a mensagem que sua empresa deseja passar. 

Os valores da sua marca e dos influenciadores escolhidos por você são semelhantes? Uma pesquisa no Google mostrará rapidamente quais plataformas de mídia social eles usam, sua reputação e a qualidade de seu trabalho e esse será um conhecimento fundamental na hora de tomar sua decisão — afinal, você dará a eles a liberdade de criar conteúdo em nome da sua marca e falar com o público com uma voz alinhada com seus valores.

Os influenciadores mais genéricos são ativos em assuntos como comida, viagens, moda e estilo, estilo de vida, design, beleza, esporte e fitness e fotografia. Se, por exemplo, você está procurando um influenciador de alimentos para sua marca de mercearia orgânica e o potencial influenciador não promove a vida orgânica, será necessário continuar procurando o representante de mídia social ideal.

marketing. Imagem de uma mão segurando uma celular e umas logos das redes sociais em volta.

Use as redes sociais a seu favor

A mídia social é o melhor lugar para encontrar influenciadores relevantes para suas campanhas de marketing de influência. Com seus objetivos traçados, a definição do candidato ideal e da melhor forma de medir os resultados obtidos com essa parceria se torna mais fácil.

Os objetivos mais utilizados pelo marketing de influência são:

  • Alcance
  • Impressões
  • Engajamento (comentários, curtidas, compartilhamentos)
  • Reações
  • Conteúdo de alta qualidade
  • Conversões

 

No mundo dos influenciadores, um maior número de seguidores não resulta necessariamente na maior taxa de engajamento. Influenciadores com menos seguidores, mas um público fiel, geralmente têm maior facilidade em construir uma comunidade que lhe rende uma alta taxa de engajamento. Um público engajado tem maior probabilidade de converter comprando um produto ou serviço, visualizando um site ou mencionando uma marca ao compartilhar. 

Certifique-se de cobrir todos os canais de mídia social durante sua pesquisa, mesmo que não pretenda usar a plataforma durante sua campanha. Você precisa ver como o influenciador se envolve nas diferentes plataformas.

marketing. Imagem de duas pessoas brancas usando o computador em uma sala de reunião mexendo no computador.

Use uma ferramenta de marketing de influenciadores

Se você acredita que precisa passar horas nas mídias sociais em busca do influenciador ideal para o seu negócio, você está enganado! Graças a algumas ferramentas de marketing de influência, encontrar, interagir e fazer negócios com influenciadores em seu setor se tornou uma tarefa muito mais simples. 

O software não apenas ajuda você a encontrar o candidato certo, mas também pode ajudá-lo a executar uma campanha de influenciadores bem-sucedida. Os benefícios de usar ferramentas de marketing de influenciadores são:

  • Encontrar os influenciadores de mídia social certos para sua marca usando filtros, pesquisa de inteligência artificial (IA) e análise de engajamento.
  • Rastrear trending topics, hashtags, desafios e muito mais para criar conteúdo viral com os influenciadores certos.
  • Dispor de análises detalhadas sobre o sucesso do influenciador, acompanhar o progresso e melhorar as campanhas futuras.
  • Comparar seu progresso com seus concorrentes para projetar melhores estratégias de marketing de influenciadores.
  • Começar com objetivos de negócios bem definidos facilitará a seleção da melhor ferramenta de marketing de influenciadores para o seu propósito, pois existem ferramentas para escuta social, identificação, divulgação, gestão, marketplaces e agências.

 

marketing. Imagem de varias mãos segurando o celular e mexendo em redes sociais.

Verifique a qualidade do conteúdo

Depois de construir a lista de influenciadores com quem deseja trabalhar, a próxima etapa é revisar a qualidade de seu conteúdo de mídia social para determinar se ele reflete os padrões de qualidade de sua empresa. 

Como eles serão o rosto da sua marca, você precisa saber se as pessoas valorizam as opiniões do influenciador e as admiram. 

Diversos fatores podem definir o que é um bom conteúdo de influenciador, mas, no geral, bons influenciadores costumam demonstrar como um produto ou serviço se encaixa facilmente em suas vidas, evitando assim a impressão de que está empurrando um anúncio para seus seguidores, e sim dando uma dica amigável sobre uma oportunidade imperdível. 

marketing. Imagem de uma notebook aberto na página inicial do instagram e ao lado da mesa tem alguns dados com a logo de algumas redes sociais.

Perguntas que podem ajudar a identificar um bom influenciador:

  • Uma estratégia diferente é usada para cada plataforma de mídia social e o influenciador se envolve com o público de maneira apropriada para essa plataforma?
  • As análises de produtos são genéricas e iguais em todas as plataformas ou é criado conteúdo diversificado que se adapta ao produto, marca e plataforma? 
  • Eles se envolvem com autoridades do setor e especialistas no assunto quando relevante?
  • O conteúdo envolve a demografia do seu público-alvo?
  • Eles têm um público engajado?

 

Como mencionado anteriormente, o número de seguidores do influenciador não deve ser o fator determinante para trabalhar com ele. Em vez disso, é importante verificar como eles estão engajados com o público. Nos principais sites de mídia social, o engajamento se reflete de diferentes maneiras:

 

  • Twitter : retweets e seguidores
  • Facebook : compartilhamentos, curtidas e seguidores
  • Instagram : curtidas e seguidores
  • TikTok: curtidas e seguidores

 

Para garantir que o negócio será proveitoso, é preciso pensar como os seguidores da sua marca gostariam de interagir com o influenciador escolhido pela sua empresa. Então, antes de fechar negócio, faça as seguintes ações:

  • Visite com frequência as contas de mídia social do influenciador
  • Clique, curta, comente e compartilhe as postagens do influenciador
  • Retuíte as postagens do influenciador
  • Responda ou deslize para cima na história do Instagram
  • Assista e compartilhe o vídeo do influenciador em qualquer plataforma

marketing. Imagem com algumas pessoas em circulo mexendo no celular.

Como você sabe que um influenciador tem um público engajado? 

Basta observar se os seguidores clicam, curtem, comentam e compartilham o conteúdo. Independente do número de seguidores de um influenciador, essa é a única forma de saber se os seguidores dele estão interessados ​​no conteúdo compartilhado, sendo assim uma possibilidade de transformar esse engajamento em conversão.

marketing. Imagem de uma mulher negra mexendo no notebook e na sua mão esquerda mexendo no celular.

Verifique se eles trabalharam com outras marcas

Ao observar se o influenciador trabalha ou já trabalhou com outras marcas, é possível entender como funciona o relacionamento comercial e o que uma marca pode esperar dele. 

Se as marcas com as quais ele trabalhou não são conhecidas, procure saber em qual setor elas estão inseridas e se é uma empresa com a qual você se sente confortável em se associar.

A experiência limitada da marca não deve impedi-lo de selecionar um influenciador que seja apaixonado por sua marca – se ele tiver um público engajado.  

Influenciadores sérios gastam tempo construindo sua marca e cultivando seu público. Eles protegem sua reputação e as pessoas que confiam neles, pois é preciso paciência, foco e persistência para se tornar um influenciador de mídia social com um público engajado. 

Se você está satisfeito com os influenciadores que selecionou e com as marcas para as quais eles trabalharam, pode começar a se conectar com eles para entender se estão interessados ​​em promover sua empresa. 

O marketing de influência não oferece necessariamente resultados rápidos, mas o público dos influenciadores pode ser muito apaixonado, resultando em retornos positivos para sua marca.

marketing. Imagem de um notebook aberto na página do site da wsi.

 

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