Blog traduzido e adaptado de wsiworld.com
Você já parou para pensar que, em um primeiro momento, sua marca é o que diferencia sua empresa de seus concorrentes? A coleção de pensamentos, emoções e associações das pessoas sobre o seu negócio é o que faz os clientes pensarem em uma determinada empresa e não em um nicho como um todo.
E quando se trata de mídia social, sua marca é ainda mais essencial. É por meio dela que seus clientes terão o primeiro contato com seu negócio, podendo criar uma primeira impressão positiva ou negativa, de acordo com o que você apresenta.
Por isso, hoje, não nos perguntamos mais: “para que serve a mídia social?”, mas sim “como minha empresa pode fazer o melhor uso das mídias sociais?”. As mídias sociais são essenciais para implementar um marketing estratégico eficaz, afinal, no mundo, há mais de 4,7 bilhões de usuários ativos nas mais diversas redes sociais.
Mas, apesar disso, muitas empresas estão cometendo erros básicos ao não investir em estratégias bem fundamentadas, reduzindo assim suas chances de se destacar em meio ao oceano de opções disponíveis no mercado.
Por isso, neste blog, vamos compartilhar todos os passos fundamentais que você precisa seguir para construir sua estratégia de comunicação nas redes sociais e obter melhores resultados. Continue a leitura e confira!
Os 5 principais objetivos do marketing de mídias sociais
As redes sociais vêm influenciando de forma considerável o marketing e se tornando ferramentas essenciais para a comunicação empresarial. Portanto, não descarte o poder destas plataformas para promover o seu negócio e contribuir para o seu crescimento.
Sua estratégia de marketing de mídias sociais deve se basear na distribuição de um conteúdo otimizado e na construção de uma comunidade engajada neste conteúdo.
Para isso, seus principais objetivos devem ser:
- Desenvolva a visibilidade e notoriedade da sua empresa;
- Promova sua marca, seus produtos e sua empresa online;
- Crie uma comunidade de embaixadores da marca e seguidores leais por meio de conteúdos e atividades que promovam engajamento e interação;
- Converta seus contatos de mídia social em leads e clientes em potencial. Influencie e oriente as decisões de compra do público;
- Reforçe a satisfação do cliente e controle sua reputação online .
Mas cuidado para não desfocar do seu objetivo principal, que é gerar tráfego mais qualificado para o seu site. Ao gerenciar várias plataformas de mídia social ao mesmo tempo, o risco de se perder se torna maior.
Por isso, seja sempre estratégico na hora de selecionar as redes sociais com as quais você trabalha e direcione esforços para as redes sociais onde o seu público-alvo se encontra.
Os benefícios do marketing de mídia social
- Segmentar dados demográficos específicos
O marketing de mídia social permite identificar dados demográficos específicos do usuário e anunciar sua empresa diretamente para seu público-alvo. Além disso, também é uma ótima maneira para obter informações como a mentalidade, os desejos e dores de suas buyer personas.
- Melhorar o atendimento ao cliente
Você poderá melhorar os KPI ‘s de atendimento ao cliente da sua empresa com a ajuda do feedback, em tempo real, dos consumidores nas mídias sociais da sua empresa. Isso permitirá que você aprimore o atendimento ao cliente e alcance melhores índices de satisfação.
- Aprenda com os concorrentes
Você também pode coletar informações sobre seus concorrentes. Isso o beneficiará mais tarde ao ajustar sua campanha de branding e estratégia de marketing.
Construindo uma estratégia de marca bem-sucedida nas mídias sociais
Antes de começar, é essencial definir uma verdadeira estratégia baseada em consistência, coerência e organização.
Precisa de ajuda para começar com um plano de marketing de mídia social e com a criação de conteúdo? Confira abaixo as etapas essenciais para construir uma estratégia de marketing de mídia social eficaz:
ETAPA 1: Estabeleça metas.
Cada um dos seus objetivos deve ser SMART :
- Specific (Específico)
- Measurable (Mensurável)
- Achievable (Alcançável)
- Realistic (Realista)
- Time based (Temporal)
Seguindo este método, você assegura a obtenção de resultados concretos. Essas metas SMART podem ser as mesmas para várias plataformas sociais ou exclusivas para cada uma, dependendo das necessidades específicas do negócio.
ETAPA 2: Aprenda tudo sobre o seu público
Para começar, defina o seu cliente ideal (ou buyer persona), pois essa informação é essencial para te ajudar a criar seu conteúdo. Esta etapa do processo é crucial para saber o que dizer, como dizer e onde dizer.
Como empresário e profissional de marketing, espera-se que você desenvolva um conteúdo perfeitamente alinhado com as expectativas do seu público. Seu objetivo deve ser alcançar seu público no lugar e na hora certa, então seja responsivo.
ETAPA 3: Aprenda com a escuta social de seus concorrentes
Antes de produzir conteúdos relevantes, você deve primeiro identificar seus concorrentes e aprender com as estratégias deles. Esse processo se chama escuta social e é uma maneira eficiente de identificar oportunidades potenciais a serem exploradas.
Para colocar em prática, pesquise o nome da empresa e as palavras-chave do seu concorrente em várias plataformas sociais. Em seguida, descubra que tipo de conteúdo eles compartilham e o que sua comunidade está dizendo sobre eles.
ETAPA 4: Crie seu calendário de conteúdo de mídia social
Embora compartilhar conteúdo seja essencial, saber com que frequência você precisa compartilhá-lo para gerar o máximo de resultados é igualmente importante. Por isso, um calendário de mídia social é uma ferramenta de grande ajuda.
Com ele, é possível organizar todo o conteúdo das suas redes sociais, além de deixar sempre à vista qual o objetivo atribuído a cada uma das suas redes sociais, fazendo com que todas as suas publicações cumpram com os seus objetivos delimitados inicialmente.
ETAPA 5: Teste, verifique, avalie e ajuste sua estratégia
Após seus esforços de mídia social, realizar uma auditoria é crucial para otimizar sua estratégia futura. Você precisará se fazer as seguintes perguntas:
- O que funcionou e o que não funcionou?
- Quem interagiu com sua empresa nas redes sociais?
- Quais redes sociais alcançaram os melhores resultados?
- Como sua empresa se compara à concorrência?
Como ficar por dentro das tendências de marketing digital?
As redes sociais evoluem rapidamente e novas plataformas sociais surgem à medida que novos públicos crescem. Como resultado, é difícil prever a evolução das mídias sociais quando este setor é tão dinâmico. Independente disso, é essencial manter-se informado.
Por isso, acompanhe as notícias e tendências. Mantenha-se informado sobre as novidades seguindo blogs do setor ou com auxílio de um profissional de marketing digital, cujo trabalho é justamente ficar por dentro de todas as novidades relacionadas às mídias sociais.
Caso seu negócio precise de ajuda para começar ou acelerar um planejamento que parece ainda não ter engrenado, entre em contato com um dos especialistas da equipe WSI!
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