Escrever no LinkedIn é uma ótima maneira de explorar e expandir sua rede profissional. Quanto mais você compartilha, mais público você alcança e mais engajamento cria. Empresas, principalmente do setor B2B, precisam ter presença efetiva e constante na plataforma. Segundos dados internos do LinkedIn, 79% dos profissionais desse segmento consideram a rede social como uma fonte eficaz de geração de leads e 94% deles utilizam o LinkedIn para distribuir conteúdo.
Quando se trata de fornecer conteúdo profissional e garantir o envolvimento do público, o LinkedIn – com atualmente 562 milhões de membros – é a mídia social mais eficaz. Desde que a plataforma permitiu em 2014 que qualquer pessoa pudesse publicar conteúdo, quase 2 milhões de profissionais já fizeram publicações, gerando mais de 150.000 posts por semana.
Daniel Roth, um dos editores-chefes do LinkedIn, identificou 7 importantes passos para quem deseja produzir conteúdo de qualidade para este rede profissional.
1. Escreva sobre o que você domina
Compartilhe suas observações, impressões e experiências sobre seu trabalho, empresa ou setor. Não se esqueça de escrever sobre seus sucessos ou fracassos e como você aprendeu com eles. Escreva sobre o que te inspira e seja autêntico! Acima de tudo, seja fiel ao que pensa.
2. Crie conteúdo constantemente
O conteúdo deve ser curto e postado com frequência. Exponha seus pensamentos e deixe que seus seguidores interajam nos comentários. Dados mostram que utilizar de 800 a 2.000 palavras é o ideal para incentivar o engajamento, mas não se engane. É mais importante escrever sobre o que o conteúdo exige do que o que os dados sugerem.
3. Lembre-se de seu público
O LinkedIn é composto por milhões de executivos, empresários, profissionais juniores e pessoas prestes a se aposentar. Seja engajado e mantenha a conversa focada na esfera profissional. Ajude o público a compreender as tendências do setor e crie sempre conteúdos interessantes. Utilize fotos, títulos em negrito, listas e infográficos sempre que puder.
Veja as manchetes recentes para ver se algum tópico está relacionado à sua própria experiência ou interesse. Divulgue seus pensamentos e deixe que os comentários recebidos ajudem a criar a próxima ideia.
4. Crie um título que atraia o leitor
Uma grande manchete tem muito peso e ajuda a atrair leitores. Mas não tente enganar as pessoas oferecendo uma manchete que não esteja relacionada ao conteúdo do texto. Portanto, faça sua postagem ser notada, certificando-se de que o título realmente capture a mensagem.
5. Escolha imagens que se destacam
Uma imagem clara e atraente dá às pessoas um motivo para clicar. De fato, é uma janela para sua postagem. Então, você pode adicionar uma imagem de capa para apresentar a sua postagem, ou incorporar imagens, vídeos do Youtube e apresentações do Slideshare para captar seus leitores.
6. Sempre dê crédito
Dê crédito onde e quando puder, seja citando ou usando imagens. Além disso, use links e fontes livremente. E, claro, certifique-se de ter os direitos sobre as imagens que está usando.
7. Compartilhe!
Quando tiver publicado, informe sua rede, envie para amigos, poste no Facebook, Twitter, Instagram, informe seus colegas e colaboradores.
E o mais importante, comece agora! Você vai ter sempre uma desculpa para não escrever, mas a partir do momento que você criar uma rotina e começar a gerar engajamento e negócios, certamente se motivará a seguir escrevendo e se relacionando com seus seguidores.
Nós podemos te ajudar a criar esse conteúdo de qualidade na plataforma. Fale com um de nossos consultores!
Fique Conectado