Seja por meio de assistentes virtuais, reconhecimento facial, aplicativos de rotas, plataformas de streaming ou outra tecnologia, é inegável que a inteligência artificial (IA) já faz parte do nosso cotidiano.
E a grande novidade do momento em termos de IA é o ChatGPT.
Se você está conectado ao mundo digital, sabe que onde Elon Musk está presente é preciso ficar atento, pois com certeza vem inovação por aí. E com a Open AI, empresa de pesquisa e implantação de IA que tem Musk como um de seus fundadores, não seria diferente.
Em seu lançamento mais recente, a Open AI ganhou a atenção do público em geral por apresentar ao mercado um produto que parece ser uma das tecnologias mais disruptivas já lançadas até então: o ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer).
Mas você sabe do que se trata e como ele pode impactar o futuro do marketing? Continue a leitura e confira!
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala, treinado para responder a perguntas e gerar texto. E quando falamos em gerar textos, podem ser desde poemas, redações, simples posts e até letras de músicas.
Sua tecnologia se difere das demais por usar a aprendizagem por Reforço com Feedback Humano (Reinforcement Learning from Human Feedback – RLHF), recebendo conhecimento humano não apenas por parte dos usuários, mas também de assistentes de inteligência artificial, fazendo com que as respostas coletadas tenham mais qualidade.
Por meio dessa inovação, é possível realizar várias tarefas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), como obter respostas para perguntas, vincular e resumir textos, entre outras, sem necessidade de supervisão humana.
Para usar o ChatGPT, você pode enviar uma pergunta ou uma solicitação de geração de texto para o modelo e ele retornará uma resposta ou um texto criado.
Ele pode ser usado de várias maneiras, porém as mais comuns são:
- Como assistente virtual: ChatGPT pode ser integrado a aplicativos para conversar com as pessoas e ajudar a responder perguntas ou fornecer informações.
- Gerador de conteúdo: ChatGPT pode ser usado para gerar descrições, títulos, resumos e outros tipos de conteúdos escritos.
- Como assistente de escrita: ChatGPT pode ser usado para ajudar a completar frases ou corrigir erros gramaticais.
Mas antes de explicarmos de fato por que o ChatGPT deve impactar o mercado digital, precisamos dar um passo atrás e entender sua origem. Por ser uma variante do GPT-3, que tal entender mais sobre essa linguagem também? Confira a seguir:
Tudo que você precisa saber sobre o GPT-3
A antecessora do ChatGPT, a Generative Pre-Training Transformer 3 (GPT), da OpenAI, já impactava o mercado de tecnologia ao oferecer um modelo de linguagem autorregressivo, desenvolvido para aprender com os hábitos do usuário e, com isso, produzir texto semelhante ao redigidos por humanos.
Em seu lançamento, em 2020, o GPT3 já impactou o mercado por conta de seu realismo na construção das frases, algo incomum para um conteúdo produzido por máquinas e que ligou um alerta para o mundo ficar atento ao que poderia ser um ponto de virada rumo à verdadeira inteligência artificial.
Para chegar ao resultado obtido no GPT3, a Open AI reuniu a tecnologia usada na versão anterior, expandindo sua rede neural, seu conjunto de treinamento e a quantidade de dados utilizada. Por meio do uso de deep learning e 175 bilhões de parâmetros, seu algoritmo coleta informações de textos de milhares de livros e de conteúdos compartilhados na internet, para conectar palavras e formar frases complexas.
O ChatGPT pode ser uma alternativa de colaboração?
O sucesso do ChatGPT é inegável! Em poucos dias de lançamento, mais de um milhão de usuários já experimentaram a ferramenta. Mas, apesar de sua facilidade em formular frases, ainda é preciso ficar atento às informações fornecidas por ele.
Apesar de suas habilidades de realizar tarefas como programação, análise de dados e redação de textos, ainda é preciso pensar muito antes de cogitar trocar a mão de obra humana pela inteligência artificial. Afinal, por mais que a tecnologia avance, não é possível substituir habilidades como pensamento crítico e comunicação interpessoal pela tecnologia.
Porém, vale à pena considerarmos o ChatGPT como uma ótima alternativa de colaboração no marketing. E você pode estar se questionando por quê colaboração e não produção, mas a resposta é simples: além de evitar erros e desinformações que podem passar despercebidos caso a produção fosse feita exclusivamente por máquinas, ao usar o ChatGPT de forma auxiliar na produção de conteúdo, é possível evitar bloqueios do Google, por exemplo, que detecta conteúdos produzidos por meio de IA.
Caso você não entenda como uma tecnologia que produz frases muito semelhantes às criadas por humanos pode ser pega nas detecções do Google, confira algumas das limitações que podem facilitar a checagem dos robôs da plataforma:
- A ferramenta precisa de inputs 100% detalhados acerca da questão que é apresentada.
- Por não ter uma base de informações atualizada em tempo real, qualquer resposta será baseada em vieses intencionais “imputados” em sua inteligência, cuja última entrada ocorreu em 2021.
- Além de saber “bloquear” conteúdos ilícitos, a OpenAI desenvolveu uma marca d’água criptografada, que facilita a detecção de conteúdos gerados por qualquer tecnologia Open AI.
Outras ferramentas de Inteligência Artificial que prometem impactar o mercado do Marketing
Assim como O ChatGPT, que chegou para revolucionar o mercado de tecnologia, também é preciso ficar atento a outras inovações que prometem impactar o Marketing e sua forma de ser produzido. Conheça alguns exemplos:
- “Magic Avatar” da Lensa: se você busca autorretratos gerados por IA, você precisa conhecer essa ferramenta. Por meio dela, você compartilha uma foto sua e são gerados diversos avatares baseados em uma única imagem, criando novas versões inéditas da sua imagem.
- Lex by Every: Se você precisa de ajuda na hora de desenvolver conteúdos extensos, esse assistente de redação de Inteligência artificial é a solução dos seus problemas.
O marketing digital humanizado
Por mais avançada que a tecnologia esteja, ainda não é possível substituir totalmente o trabalho feito por um humano. Muito além de frases bem escritas, é preciso entender a realidade por trás de uma marca e ter empatia para lidar com cada questão vivida dentro de uma empresa.
“Bots não perderam o ônibus, não comeram um bolo quentinho direto do forno da vovó, não choraram com o término de um namoro ou ao ouvir o coração do filho pela primeira vez no ultrassom…
Bots não sabem o que é ter um vizinho chato, torcer para um time que sempre perde, pedir o prato errado em uma viagem…
Resumindo: bots não vivem! E um bom copywriter utiliza toda a sua experiência de vida para chegar em formas criativas que chamem a atenção das pessoas e sejam memoráveis enquanto embalam bons argumentos de vendas. “
Copyquepariu (https://www.instagram.com/p/CnCcPxEOqCM/)
Como a tecnologia ainda não avançou a esse ponto, a WSI Singularity segue sendo a melhor opção para atender às demandas de Marketing do seu negócio.
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