Em momentos de ruptura, crise ou instabilidade, líderes de empresas precisam lidar com desafios ainda maiores, como, por exemplo, a perda acelerada de receita, transformações no comportamento dos consumidores ou mudanças nas regulamentações.
Empresas que conseguem prosperar nesses momentos são aquelas que contam com lideranças que sabem se adaptar às adversidades e conduzir a equipe com cautela e perseverança. Caso o líder da sua empresa não consiga se reinventar e se adaptar, a organização não conseguirá ir para frente. Mas você pode estar se perguntando: quais são as atitudes que um bom líder deve ter? Como agir nesses momentos de incerteza?
Neste artigo, separamos algumas orientações para que os gestores estejam preparados sempre que surgir algum evento não planejado:
Primeiramente, um líder deve manter-se constantemente informado
Não existe liderança eficaz sem informação confiável e de qualidade. Partir de uma premissa equivocada pode gerar uma decisão ruim. Portanto, ler notícias de fontes confiáveis, consumir artigos, ouvir especialistas ou fazer perguntas à equipe são ótimas maneiras de manter-se informado sobre tudo que está acontecendo.
Reconheça as mudanças e adapte-se rapidamente a elas
O fato é que o mundo tem evoluído rapidamente. Nesse cenário, os líderes precisam acompanhar as tendências e transformações do mercado, para poderem se adaptar a elas de forma ágil. Em momentos de incerteza, é ainda mais essencial que as organizações tenham flexibilidade e estejam preparadas para tomar decisões difíceis.
Sendo assim, um bom líder deve entender que o mundo está em constante transformação e é preciso estar atento a todas essas mudanças para não ficar para trás.
Esteja a par das novas tecnologias e invista nelas
A crise serve, muitas vezes, para acelerar tecnologias “emergentes” já prontas para o mercado, mas estavam anteriormente estagnadas ou em uma evolução mais lenta. Com a pandemia da Covid-19, vimos, por exemplo, um boom das videoconferências, dos streamings, de novos canais online e aplicativos e softwares de atendimento ao cliente baseado em IA. Sendo assim, independentemente do porte da sua empresa, um bom líder reserva orçamento para investir na adoção de novas tecnologias.
Seja capaz de antecipar problemas
Ser visionário é uma qualidade essencial que um líder deve ter. Assim, ele será capaz de propor soluções e tomar decisões importantes diante de situações desafiadoras que influenciam diretamente nos resultados da empresa.
Dê suporte emocional e segurança a todos
Em momentos de crise, é importante que os profissionais se sintam seguros. Um bom líder se preocupa verdadeiramente com sua equipe e não apenas com os números e com o resultado final. Com a Covid-19, por exemplo, o trabalho remoto foi uma das maneiras que as empresas encontraram de gerar mais segurança para os liderados.
Mas o que mais as organizações devem fornecer para que os funcionários se sintam confortáveis, úteis e informados? Um caminho é se certificar de todos os protocolos necessários para seguir em tempos de crise. Além disso, é importante oferecer todo o suporte físico e emocional que seus profissionais necessitam. Dessa forma, eles vão se sentir confiantes para exercer o trabalho de forma plena e com motivação.
Alinhe as expectativas com a equipe e estabeleça um plano
É importantíssimo que o líder reúna toda a sua equipe semanalmente ou mensalmente para realizar o alinhamento de planos, prioridades e contingências. Um bom líder é capaz de envolver a equipe e encorajá-los a encarar esse momento difícil. Se em tempos normais é fundamental que essas reuniões aconteçam e que planejamentos sejam feitos, em tempos de crise isso é ainda mais importante. Só assim, a empresa conseguirá antecipar possíveis problemas.
Esteja sempre disponível para o seu time
Estar presente para os funcionários é fundamental em momentos de crise. Demonstre calma e procure sempre motivar os colaboradores. Neste momento, é preciso fortalecer a relação de confiança entre ambas as partes.
Tenha uma comunicação clara e próxima
Comece esclarecendo as mudanças na rotina de trabalho e dê feedbacks sobre o trabalho que está sendo realizado e sobre o que precisa ser aprimorado. Na hora de comunicar, procure sempre falar de forma otimista, realista e positiva.
Em meio à uma crise, estabelecer uma comunicação clara e eficiente é essencial para passar segurança aos liderados e mantê-los motivados em suas tarefas. Para que isso aconteça, o líder deve saber se colocar no lugar do outro. Caso o trabalho não esteja acontecendo de forma correta, é preciso ser firme e transparente.
Tente administrar a si mesmo
Em momentos de incerteza, aumentam as responsabilidades e momentos de estresse. Sendo assim, é normal que o líder se sinta sobrecarregado. Mas não deixe chegar ao limite. Um bom líder deve desenvolver a inteligência emocional para superar grandes desafios. Caso contrário, não será possível administrar a equipe e a empresa ao mesmo tempo.
Uma dica importante é reservar um momento para garantir que esteja o mais preparado possível para gerenciar a organização. Além disso, cuide da saúde mental e do corpo. Se exercite, se alimente bem e separe um tempo para cuidar de si mesmo.
Por fim, exerça seu papel de líder
Quando falamos em liderança não estamos falando de um comando autoritário, com um líder centralizando as tarefas ou tomando decisões sozinho sem envolver a equipe. Pelo contrário. Estamos falando de um gestor cordial, que comunica sua equipe e que mantém uma relação amigável e de respeito com todos. Dessa forma, sua equipe se sentirá confortável para confiar em você, e o ambiente de trabalho se tornará mais agradável.
Esperamos que tenham gostado dessas dicas e que possam ajudar você, gestor, nesses momentos de incerteza. E se precisar de ajuda neste momento, a WSI Singularity está sempre à disposição! Fale com nossos profissionais.
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