Cada ser humano é único e a individualidade deve ser respeitada para conseguirmos extrair o melhor talento de cada um.

Discute-se muito sobre diversidade e, com a pressão dos consumidores, as empresas vêm utilizando o marketing inclusivo como uma fonte de vantagem competitiva e atração de novos públicos.

Porém, a verdadeira diversidade precisa ser autêntica. Não basta investir em marketing inclusivo. A empresa precisa internalizar o conceito da diversidade em seu próprio ambiente de trabalho, contratando pessoas de diferentes gêneros, raças e crenças. Além disso, é preciso desenvolver um ambiente onde todos se sintam respeitados.

Uma pesquisa da Barkley and Futurecast, divulgada pelo eMarketer, constatou que consumidores mais jovens – millennials e os Gen Zers – são atraídos especialmente por anúncios que promovem a diversidade. Quando os entrevistados foram questionados se concordavam ou não que “o menor preconceito sobre gênero está permitindo que mais pessoas sejam elas mesmas”, 60% dos Gen Zers (de 15 a 19 anos) e 58% dos millennials (de 20 a 35 anos) disseram que sim. Os resultados da pesquisa mostram que millennials e membros da Geração Z são mais diversificados racialmente e culturalmente do que as gerações anteriores.

Os consumidores se engajam com marcas autênticas

Os consumidores estão em busca constante por experiências reais. E são muito engajados às marcas que consomem. Por isso, esteja atento à autenticidade da sua empresa. Membros do Forbes Agency Council elencam cinco pontos para tratar com estas questões:

1. Estabeleça a diversidade de dentro para fora

Crie um ambiente inclusivo. Construir uma equipe diversificada é um grande passo, mas realmente não significa nada se a sua empresa não proporcionar um ambiente em que as pessoas se sintam respeitadas e sejam levadas a sério. O marketing diversificado é resultado de uma cultura corporativa focada na diversidade e na inclusão.

2. Estimule a criatividade na sua equipe

A maneira mais fácil de garantir a autenticidade é construir uma equipe criativa de diferentes etnias, gênero, origem, crenças, pensamentos e filosofias, e que representem o público que a sua marca busca atingir.

3. Amplie seus horizontes

Portanto, sua marca deve refletir as mudanças que acontecem constantemente na sociedade. Então, se engaje com diversos tipos de públicos e crie mensagens que agreguem valor para quem está recebendo o conteúdo. Assim, a sua mensagem não será perdida ou mal interpretada. Ao ampliar o horizonte e abraçar a autenticidade, sua marca conseguirá colher os benefícios e não irá isolar nenhum cliente em potencial.

4. Estimule seus clientes a falaram sobre sua empresa

Quando se trata de capturar a diversidade autêntica, basta olhar para os próprios consumidores. Ao estimular seus consumidores a falar, postar e escrever sobre sua marca, a empresa se torna capaz de capturar a diversidade autêntica.

5. Reflita sobre o seu público-alvo

Assegure-se de que aqueles que elaboram a mensagem sejam genuínos. Entenda seu público-alvo e suas necessidades. Em seguida, reúna feedback de sua equipe para gerar formas eficazes de alcançar seu público-alvo com mensagens sensíveis ao público-alvo e gerar resultados para sua empresa. Se sua equipe acredita que a mensagem é apropriada e poderosa, seu público também.

Empresas que praticam o marketing inclusivo

As grandes marcas já vêm investindo em campanhas de marketing inclusivo com foco em ampliar seu público. Elas têm abraçado vários grupos etários, diferentes gêneros e, em alguns casos, alinhando-se com movimentos sociais.

A Nike promove a diversidade e inclusão dentro do ambiente de trabalho

Em 2017, a Nike divulgou um vídeo chamado “Equality”, durante a transmissão do Grammy Awards na CBS. A campanha – que aconteceu durante o Mês da História Negra -, tinha o objetivo de encorajar as pessoas a levarem a justiça e o respeito que veem no esporte para fora dos campos.

Para que as empresas possam atrair essa nova geração, elas precisam ser inclusivas e isso começa dentro do ambiente de trabalho. A Nike, por exemplo, criou uma rede chamada NikeUNITED com o intuito de proporcionar experiências de desenvolvimento de carreira, aumentar a conscientização cultural e evidenciar o compromisso com a diversidade e inclusão dentro do seu workplace.

A companhia investe na contratação inclusiva, através do recrutamento de uma equipe dedicada à diversidade e livre de preconceitos. Para manter a remuneração competitiva, a Nike faz todo ano um benchmark com outras empresas líderes globais e usa esses dados para informar investimentos salariais e ajustar as faixas de pagamento. Assim, ela consegue definir um salário igualitário para mulheres, homens e pessoas de todas as raças ou etnias, que realizam o trabalho no mesmo nível e experiência.

A Nike também oferece programas de treinamento e recrutamento de executivos, afim de colocar mais mulheres e minorias em posições de liderança. Os gerentes da Nike no mundo inteiro passam por treinamentos obrigatórios de diversidade e de conscientização do preconceito. O objetivo de cada um deles é fazer com que todos se alinhem aos valores da empresa e apoiem uma cultura mais forte e inclusiva.

Diversidade é o ponto central da Coca-Cola

Durante a transmissão da final do Super Bowl de 2019, a Coca-Cola divulgou um vídeo de 60 segundos, chamado “A Coke is a Coke”, que foi ao ar antes do hino nacional. No comercial, os personagens animados possuem diferentes estilos de vida e apreciam o sabor da bebida da mesma maneira. A mensagem que o vídeo passa é que a Coca-Cola tem o mesmo gosto. Não importa quem você é, o que você parece, o que você acredita ou quem você ama. Cada imagem, palavra e voz representada tem a intenção de reunir as pessoas e enaltecer as diferenças. Independente de raça, sexo, origem, religião, profissão, estilo de vida ou ponto de vista.

A diversidade está no centro dos negócios da Coca-Cola. A empresa busca promover a diversidade global no mercado e ser reconhecida pela liderança em Diversidade, Inclusão e Justiça em diferentes áreas do seu negócio. Entre essas áreas estão: Local de Trabalho, Mercado, Fornecedores e Comunidade.

Workplace inclusivo é ponto chave

A companhia desenvolve constantemente um ambiente de trabalho que fornece a todos os funcionários o mesmo acesso à informação, desenvolvimento e oportunidade. Ao construir um workplace inclusivo, ela cria uma equipe global de associados diversificada em talentos e ideias. A equipe trabalha continuamente para ajudar a empresa a avançar na jornada da diversidade e na construção de práticas inclusivas e justas. Além disso, os funcionários participam de programas de educação sobre diversidade e esse treinamento ajuda a impulsionar o engajamento dos trabalhadores e a criar um ambiente de trabalho que abrace e valorize as semelhanças e diferenças de pessoas, culturas e ideias.

A Coca-Cola promove o diálogo inclusivo entre os funcionários por meio de sessões de escuta Stand as One, onde eles se conversam abertamente sobre diversidade e inclusão. Essas sessões ajudam a aproximar os funcionários e fornecem um local construtivo para a liderança ouvir e agir de acordo com as preocupações dos associados. Mas a empresa não só estimula discussões sobre diversidade entre os funcionários, como também investe em conselhos consultivos de diversidade, formados por mais 7.000 membros globais que discutem maneiras de fornecer uma cultura inclusiva e como atingir metas de diversidade.

A Faber Castell no Brasil tem feito a diferença

No Brasil, a Faber Castell, por exemplo, também tem feito um movimento a favor da inclusão. A empresa de lápis de cor recriou o sucesso “Aquarela” do Toquinho para falar sobre a diversidade racial. Com o slogan “Sua cor como você quiser”, a Faber Castell desenvolveu um comercial que mostra crianças desenhando e pintando os amigos em tons de peles diferentes com os lápis de cor da coleção Caras & Cores. A coleção, que contou com a consultoria do coletivo de artistas negros MOOC, contém seis cores de peles diferentes que podem ser misturados para criar tons novos. O objetivo é inserir os valores da diversidade na vida dos alunos, transformando os lápis em uma ferramenta para desenhar e representar melhor as pessoas de acordo com as suas identidades.

Mesmo com todas estas ações e exemplos de marketing, o mercado de trabalho ainda precisa evoluir muito para ser considerado totalmente inclusivo e sem preconceitos. Segundo dados divulgados pelo Fórum Econômico Mundial, por exemplo, serão necessários 217 anos para que as mulheres de todo o mundo consigam igualdade de participação no mercado de trabalho, salário e presença em cargos de liderança.

Um ambiente inclusivo faz toda a diferença

Criar um ambiente inclusivo dentro de uma empresa pode levar muitos anos e, muitas vezes, requer ações fora da organização. Criar uma estratégia eficaz de inclusão e diversidade não é um esforço pequeno e requer uma liderança forte, sustentável e inclusiva. Felizmente, empresas ao redor do mundo estão se dando conta de que é preciso começar a agir agora para que esse cenário seja revertido no futuro.

As marcas devem parar para pensar sobre como estão divulgando a mensagem que desejam transmitir. Além disso, precisam também e valorizar a diversidade e a inclusão dentro do ambiente de trabalho, caso contrário, não conseguirão atrair os novos consumidores que surgem no mercado.

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