A WSI Singularity acaba de dar um passo importante em prol da inclusão. Fechamos parceria com a tecnologia de acessibilidade digital israelense EqualWeb!
A EqualWeb é pioneira e líder mundial em Acessibilidade Digital, e chega ao Brasil com o propósito de tornar a internet um local mais igualitário e inclusivo para todos.
Nosso site agora conta com 26 recursos de acessibilidade digital, possibilitando que pessoas com alguma deficiência ou limitação acessem os conteúdos com mais autonomia e liberdade. Entre as funcionalidades estão:
- Navegação por teclado
- Bloqueio de intermitência de brilho
- Leitor de texto
- Comando de voz
- Customização de cor para fundo de tela, entre outras.
Sites acessíveis na web são imprescindíveis para que qualquer pessoa, sem distinção, possa acessá-los livre de barreiras.
Assim como lojas físicas precisam de rampas para que pessoas com deficiência ou alguma limitação a acessem, a internet também precisa de sites acessíveis.
E apesar de já existirem leis que obrigam a implementação da acessibilidade digital em websites, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o número de sites no Brasil não chega nem a 1%. É um universo muito pequeno diante de tantas pessoas que precisam acessar os conteúdos digitais com autonomia e liberdade.
No Brasil, de acordo com o último Censo do IBGE realizado em 2010, existem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, física, auditiva, intelectual ou múltipla que é associação de duas ou mais deficiências. As deficiências se dividem em graus leves, moderados e severos de limitações e para cada caso há uma necessidade específica quando se trata de navegar em um site.
Vamos pensar em uma pessoa que não enxerga, por exemplo. Como ela faz para acessar o conteúdo de um site? Imagine agora uma pessoa idosa que encontra dificuldades para ler o conteúdo de um site na tela pequena do seu celular.
Ou ainda uma pessoa daltônica, que possui dificuldade de enxergar determinadas cores e não consegue ler o conteúdo do site porque a fonte está sobre um fundo que confunde sua visão.
Essas pessoas, por sua vez, representam grande parte da população brasileira:
Cerca de 8 milhões de brasileiros são daltônicos, e 35,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência ou limitação visual.
Aproximadamente 13,3 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência física.
9,7 milhões possuem deficiência auditiva.
E 2,7 milhões de pessoas têm alguma deficiência intelectual.
E a verdade é que um site inacessível não atende essas pessoas. O problema é que poucas pessoas sabem que um site, assim como uma edificação, também precisa ser acessível.
Segundo Jaques Haber, Head de Impacto da EqualWeb, “é perceptível a grande carência que temos no Brasil em relação a investimentos em Acessibilidade Digital. Mas estamos no caminho de viabilizar esta mudança”.
Para a WSI, o Marketing Inclusivo é apenas Marketing! “A comunicação inclusiva é parte integrante de todas nossas ofertas e metodologias. Não poderíamos deixar de ter um site acessível para pessoas com deficiência! Afinal, não podemos deixar 45M ou 25% de todos os brasileiros sem acesso a nossos conteúdos e conhecimentos! EqualWeb é a solução ideal para quem tem um site constantemente atualizado com novos conteúdos, pois mantem a acessibilidade de forma automática. Além disso, temos enorme orgulho de sermos parceiros de negócio da EqualWeb, pioneira e líder global e acessibilidade digital.”, comenta Marcelo Herskovits, sócio da WSI Singularity.
Por aqui, vamos fazendo a nossa parte para ajudar a tornar o cenário digital do Brasil mais inclusivo. Todo o esforço em tornar a web acessível é recompensado com a possibilidade de mais de 60 milhões de brasileiros terem acesso aos conteúdos que procurarem. Essa é uma responsabilidade que estamos assumindo daqui pra frente!
Quer saber como funciona a tecnologia? Você pode testar clicando no widget em nossa página ou na página da EqualWeb, ou acessar, ainda, o manual de uso da tecnologia.
Fique Conectado