Se você acompanha as tendências do mundo dos negócios, já deve ter percebido que o posicionamento das empresas em relação à sustentabilidade e às boas práticas sociais e de governança influenciam diretamente na imagem passada pelas organizações para o seu público e, consequentemente, na rentabilidade das mesmas, já que isso pode atrair ou afastar investidores.
Tendo isso em vista, o ESG tem ganhado cada dia mais relevância na política de grandes corporações, afinal, ele traduz as iniciativas corporativas voltadas para a preservação do meio ambiente, para a melhoria da sociedade e até mesmo da própria gestão.
Mas você sabe o que é ESG e qual a sua real importância nas empresas? Continue a leitura para entender tudo sobre essas práticas e entender por que sua empresa deve adotá-lo o quanto antes.
O que é ESG?
A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance, que em português se traduz como ambiental, social e governança. Esse conceito consiste em uma avaliação das práticas de uma empresa em relação à combinação dos três fatores, buscando sempre reduzir os riscos e aumentar o impacto positivo da instituição para a sociedade e o meio ambiente, enquanto mantêm a transparência em relação às suas políticas internas.
Então, que tal desdobrar cada um dos pilares para entender melhor o conceito do ESG? Confira abaixo:
Ambiental
No que diz respeito ao meio ambiente, é imprescindível que a empresa esteja sempre atenta para que sua tomada de decisão não apenas não prejudique, mas também ajude na preservação da natureza.
Isso pode ser aplicado de formas simples, como com o uso de lâmpadas eletrônicas e com o treinamento dos funcionários visando reduzir ou acabar com o desperdício de materiais, ou até mesmo com atitudes maiores, como com o uso de energias limpas, com a implementação de sistemas de reutilização da água, entre outras medidas.
Quanto maior o número de atitudes sustentáveis da empresa, mais próxima ela se torna de atingir o equilíbrio nesse pilar.
Social
No aspecto social, para garantir que esse pilar esteja sempre consistente, é necessário que a empresa foque em garantir qualidade de vida não apenas para seus colaboradores, mas também para a sociedade como um todo.
Para garantir que o pilar social do ESG esteja sempre em dia com os valores da empresa e para evitar impactos sociais negativos, medidas como a implementação de políticas afirmativas, para que a inclusão de minorias e o incentivo à diversidade seja garantido, além de buscar sempre levar vantagens para as comunidades atingidas pela marcas, garantir a manutenção de espaços rurais e urbanos, entre outros.
Governança
Já no que tange à governança, é fundamental que a empresa preze pela equidade, prestação de contas, transparência e responsabilidade corporativa a fim de alinhar interesses e otimizar os valores da empresa, seja no âmbito financeiro ou econômico.
Para garantir que a governança seja aplicada da melhor maneira possível, valores como respeito e igualdade devem englobar todos os envolvidos no cotidiano da empresa, desde sócios ou gestores até colaboradores de todos os níveis hierárquicos, clientes, conselheiros e qualquer outro envolvido que possa auxiliar no bom funcionamento da empresa.
Fortalecendo esse terceiro pilar do ESG, combinado aos dois anteriores, pode-se, por exemplo, gerar relatórios de sustentabilidade, entendendo assim quais impactos, positivos e negativos a empresa gera na sociedade, na economia e no meio ambiente atualmente e, a partir da observação do mesmo, pode-se planejar novas medidas para garantir melhores resultados e, consequentemente, gerar mais valor para as partes interessadas.
ESG no Brasil e no mundo
Com a crise global agravada devido à pandemia da Covid-19, ficou evidente que, para conseguir avaliar e reduzir riscos nas empresas, antecipando assim possíveis problemas e conseguindo lidar da melhor maneira com impactos socioambientais inesperados, é necessária a aplicação do ESG.
No âmbito mundial, pode-se observar que a tendência da presença do ESG, cada dia mais forte nas empresas, já é uma realidade. De acordo com pesquisas realizadas pela Bloomberg Inteligence (BI), os investimentos passaram de US$22,8 trilhões em 2016 para 30,6 trilhões de dólares em 2018 e têm previsão de superar US$53 trilhões, até 2025.
No Brasil, o ritmo é menos acelerado, mas ainda assim, as previsões são animadoras. Segundo pesquisa da Ambima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, em julho de 2020, R$540 milhões foram investidos em empresas com preocupações sociais, ambientais e de governança. Em janeiro de 2021, o valor já havia ultrapassado R$1 bilhão.
Quais as vantagens do ESG para a sua empresa?
Além de todas as vantagens que o ESG pode oferecer para o meio ambiente, para a governança da sua empresa e para a sociedade como um todo, refletindo na sua empresa, outros fatores positivos vindos do ESG são as vantagens competitivas que a instituição passa a ter a partir de seu posicionamento.
Isso acontece pois o marketing, atualmente, vai muito além das vendas. A sua marca precisa fazer com que os clientes se identifiquem com o posicionamento escolhido, gerando uma empatia com os clientes que compartilham dos mesmos valores e, consequentemente, fidelidade.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, pela IBM, em parceria com a Federação Nacional do Varejo dos EUA (NRF), apontou que 70% das pessoas pagariam até 35% mais por produtos ecologicamente responsáveis e de origem mais transparente. Mas, ao mesmo tempo, 1/3 dos entrevistados deixaria de comprar um produto se perdesse a confiança na marca.
Esses números mostram que um posicionamento vazio ou mentiroso pode afetar muito qualquer instituição que faça Greenwashing, ou seja, “lavagem verde” ou “maquiagem verde”, que consiste na camuflagem ou na omissão de informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa no meio ambiente.
O uso do marketing para a divulgação de medidas relacionadas ao ESG pode sim ser extremamente positivo, atraindo talentos interessados em atuar na empresa por conta de seu propósito e valores, com uma equipe diversa, que reflita diferentes pensamentos e assim passe a representar mais pessoas e gerar um ´buzz´ externo por conta das boas relações criadas internamente, entre muitas outras vantagens. Mas tudo isso precisa ser real para que sua empresa não compartilhe com o marketing “fake” de ESG.
Além da divulgação das suas atitudes para garantir tanto um ambiente mais diverso e inclusivo, que sofra o menor impacto possível, como que todas as medidas tomadas sejam transparentes com os acionistas, funcionários e clientes, é importante a divulgação de Relatórios de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade Empresarial. Assim é possível observar, por meio de números, se as promessas estão de fato sendo cumpridas.
Com isso, vemos que o marketing pode ser uma poderosa ferramenta na divulgação de medidas inclusivas, transparentes e ecologicamente corretas, mas ele só deve ser usado quando o impacto na sociedade for verdadeiro, pois, caso contrário, o mesmo público que se engajou positivamente, apoiando as supostas mudanças baseadas no ESG, também estará atento caso as promessas sejam vazias.
O marketing é o trampolim do ESG na sua empresa
Agora que você já conhece a importância das ações de ESG para a captura de investimentos e de fortalecimento da marca, não há dúvidas que esse é o melhor caminho a ser seguido nos próximos anos, tanto para as empresas quanto para a sociedade como um todo.
E, para garantir a atração de clientes, acionistas e colaboradores alinhados com os propósitos da sua empresa, é necessário uma divulgação transparente e bem planejada de tudo que já é feito em relação ao ESG e o que ainda está por vir.
Seja por meio do marketing de conteúdo, de anúncios ou da divulgação por meio das redes sociais, é preciso garantir que uma equipe bem preparada esteja à frente da comunicação, para que ela seja feita de forma efetiva, alcançando os resultados desejados e, sabendo lidar com crises, caso elas aconteçam.
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