Todos os produtores de conteúdo e empresas buscam pelo maior alcance dos textos que produzem, não é verdade? Afinal, entregar uma informação de qualidade para um público específico é o objetivo desse trabalho. Mas, como otimizar ainda mais essa dinâmica e aumentar a performance de alcance?
O Google busca constantemente melhorar a experiência do usuário. Para isso, faz atualizações periódicas em seu algoritmo para tornar as pesquisas cada vez mais precisas. Assim, tais atualizações tem o objetivo de compreender e atender às intenções de busca dos usuários, tornando os resultados mais relevantes e satisfatórios.
Mas, ter uma alta pontuação na velocidade da página não é suficiente. É preciso conhecer como funciona o algoritmo do Google RankBrain. Apenas realizar uma otimização excessiva do conteúdo já não surte efeito e, em alguns casos, pode até prejudicar os resultados.
O cenário de otimização de mecanismos de busca (SEO) evoluiu significativamente desde o início da Internet. As estratégias usadas pelos especialistas há alguns anos perderam sua relevância. Atualmente, o segredo está na inteligência artificial (IA) e no RankBrain do Google. Por isso, para impulsionar a exposição da marca e aumentar a reputação, é essencial estar atualizado com essas mudanças.
Neste blog, mostraremos estratégias eficazes para aprimorar a relevância do seu conteúdo no Google e como entender o algoritmo, além de como reduzir a taxa de rejeição ao aumentar o tempo de permanência do usuário. Confira!
O que é o Google RankBrain e como ele funciona?
O Google RankBrain é um algoritmo de inteligência artificial usado para classificar páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Antes dele, o algoritmo do Google era codificado manualmente por engenheiros humanos, mas o RankBrain trouxe uma mudança significativa ao permitir que a IA ajustasse o algoritmo de forma autônoma, graças ao aprendizado de máquina.
Assim, funcionando de forma independente, o RankBrain analisa a interação dos buscadores com as mudanças e, dependendo da palavra-chave, pode aumentar ou diminuir a importância de fatores como backlinks, atualização de conteúdo, comprimento do conteúdo e autoridade de domínio.
Ao adaptar-se às preferências dos usuários, o RankBrain contribui para otimizar o ranking das páginas nos resultados de pesquisa. Embora existam diversos fatores de classificação no algoritmo do Google, o conteúdo e os backlinks são os dois principais elementos que impulsionam a relevância de um site.
O Google RankBrain funciona de duas maneiras diferentes que revolucionaram o processo de busca: o entendimento de palavras-chave e consultas de pesquisa e a avaliação da interação dos usuários com os resultados. Veja como!
1 – Palavra-chave
Aqui o RankBrain aprimora a compreensão das palavras-chave utilizadas nas buscas dos usuários. Anteriormente, o Google buscava associar as palavras pesquisadas com as presentes nas páginas ou artigos. No entanto, devido à inteligência artificial, o RankBrain é capaz de perceber o significado por trás de combinações inéditas de palavras-chave, agregando uma compreensão mais precisa ao processo.
2 – Interação com pessoas
A interação com as pessoas é outra área essencial do Google RankBrain. Esse componente do algoritmo avalia a satisfação do usuário e faz ajustes com base nos resultados obtidos.
O Google Panda, uma das atualizações do algoritmo, introduziu o conceito chamado índice de qualidade, que leva em consideração a percepção do usuário em relação ao conteúdo. No lugar de classificar os sites apenas com base no número de palavras-chave incluídas, o Google utiliza esse “índice de qualidade” após análise de preenchimento de palavras-chave e verificação de conteúdo duplicado.
O funcionamento desse processo é simples: o RankBrain exibe um conjunto de resultados de pesquisa que ele acredita que agradará ao usuário. Caso mais usuários cliquem em um desses resultados em relação aos demais, o RankBrain recebe um sinal positivo, o que resulta no impulsionamento da página correspondente nas SERPs. Esse mecanismo permite ao algoritmo do Google fornecer resultados mais relevantes e alinhados com as preferências dos usuários, aprimorando a experiência de busca.
6 formas de como otimizar seu conteúdo e ampliar a visibilidade da sua marca
Conheça algumas estratégias do Google para aplicar no seu plano de SEO ou de marketing digital e ampliar a visibilidade de sua marca.
1 – Deixe de usar palavras-chave Longtail
Antes a prática comum era criar páginas otimizadas para cada variação de palavra-chave de cauda longa. Por exemplo, era possível ter uma página otimizada para “melhor escritor de IA gratuito” e outra para “melhor software gratuito de escrita de IA”. Isso permitia que o Google as classificasse separadamente de acordo com as diferentes palavras-chave de cauda longa.
No entanto, por causa da inteligência artificial (IA) do RankBrain, esses termos são reconhecidos como praticamente idênticos. Em resultado, eles são exibidos de forma semelhante nos resultados de pesquisa, com o mesmo conteúdo classificado de maneira equivalente.
Ou seja, em marketing de conteúdo, otimizar para palavras-chave longtail pode resultar em perda de tempo. Em vez disso, o foco deve estar na otimização em torno de palavras-chave de cauda média, que possuem um maior volume de busca, mas são menos competitivas. Ao adotar essa abordagem, o RankBrain automaticamente classificará sua página para a palavra-chave principal e suas inúmeras variações similares.
Você pode identificar essas frases de pesquisa relevantes como palavras-chave principais por meio do Ahrefs e outras ferramentas de rastreamento de classificação. Dessa forma, sua estratégia de SEO será mais eficiente e eficaz, alcançando melhores resultados na visibilidade da sua marca.
2 – Escreva títulos com emoção
Para aumentar as chances de clicarem no conteúdo e mantê-lo bem classificado, é essencial inserir emoção nos títulos. Já não basta apenas adicionar palavras-chave relevantes para otimizá-los; agora, é preciso mostrar um talento de redator. Ao criar os títulos com emoção, usando palavras como “mais rápido”, “mais fácil”, “com menos tempo” ou “menos esforço”, de acordo com a intenção de pesquisa e a psicologia do leitor, é um incentivo para que o usuário/leitor clique e se engaje com o conteúdo.
3 – Potencialize os títulos com colchetes e parênteses
Outra estratégia para otimizar o algoritmo do Google é usar colchetes e parênteses em seus títulos. Com base em uma análise de 3,3 milhões de manchetes, a HubSpot e a Outbrain constataram que títulos com colchetes superaram em 33% aqueles sem esses elementos. Os colchetes e parênteses funcionam como esclarecimentos do tipo de conteúdo presente no título, proporcionando maior clareza aos leitores. Vale destacar que essa técnica pode ser particularmente vantajosa para profissionais de marketing que utilizam o Google Ads (anteriormente conhecido como Adwords), impulsionando um maior número de cliques em seus anúncios e, consequentemente, impactando diretamente na presença e no faturamento da marca.
4 – Use número nos títulos
Além das postagens em formato de lista, os números podem ser estrategicamente inseridos nos títulos. As pessoas tendem a gostar da previsibilidade e evitam a incerteza. Por isso, os números nas manchetes são uma forma eficaz de impulsionar a taxa de cliques do título. Até mesmo a utilização de dois números é possível, como esse exemplo: “6 dicas para obter 100 mil visualizações no Reels”. Essa abordagem atrativa e clara pode aumentar o engajamento do público e melhorar o desempenho geral de sua estratégia de marketing.
5 – Otimize a meta descrição
Embora as meta descrições não influenciem diretamente no ranqueamento do SEO, elas podem atrair mais cliques, uma vez que contêm informações visíveis para os usuários. Ao escrever sua meta descrição, foque nos seguintes aspectos: deixe claro por que alguém deve clicar no seu resultado; utilize sua palavra-chave de destino, se possível, e inclua palavras de gatilho de intenção de pesquisa para se destacar, como “quando”, “onde”, “como”, “por que” e “melhor maneira de fazer”.
Vale ressaltar que o uso da meta descrição não garante que o Google a utilize para classificar a página. Embora seus posts tenham descrições meta otimizadas, o Google pode escolher não as exibir em muitas ocasiões, mostrando o que considera ser a melhor correspondência para a pesquisa. Contudo, otimizar a meta descrição ainda é uma prática relevante para melhorar a taxa de cliques e atrair mais visitantes interessados em seu conteúdo.
6 – Evite ser penalizado pelo Google
O Google penaliza práticas desonestas ou obsoletas que tem o objetivo de aumentar a classificação ou manipular o Pagerank. Isso pode gerar consequências prejudiciais para a reputação e lucratividade de uma marca. Para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa e alcançar a primeira página, é fundamental focar em alguns pontos-chave:
- crie um conteúdo rico, envolvente e relevante para os leitores;
- corrija os links quebrados;
- desenvolva conteúdo de qualidade que incentive outros sites a criarem backlinks contextuais para você;
- substitua links desatualizados por novos.
Confira 5 dicas de como aumentar o tempo de permanência na sua página e melhorar a experiência de leitura
O tempo que os usuários passam em sua página tem um papel significativo na percepção do Google sobre a qualidade do conteúdo. Se os visitantes permanecerem por períodos mais longos, o algoritmo interpretará isso como um sinal positivo de que o conteúdo é valioso. No entanto, se a permanência for breve e os usuários saírem rapidamente, o Google pode deduzir que o conteúdo não atende às expectativas e pode rebaixar o ranking.
Vale destacar que o tempo de permanência pode variar dependendo da intenção do usuário. Ao encontrarem rapidamente a resposta desejada e não retornarem aos resultados da pesquisa, mas clicarem em outro link, isso também pode ser considerado positivo, mesmo que conte como uma taxa de rejeição.
A compreensão da taxa de rejeição e do tempo de permanência pode ser complexa, pois, vários fatores influenciam essas métricas, incluindo a intenção do usuário, a qualidade do artigo e a experiência geral do usuário, como o design do site. Em alguns casos, o tempo de permanência pode não ser crucial, especialmente para postagens de natureza não informativa, como textos voltados para marketing afiliado, no qual o principal objetivo é levar os leitores a clicarem nos links de afiliados e realizar compras, gerando lucros. Para manter os leitores interessados e engajados, é fundamental oferecer conteúdo relevante e envolvente, além de uma experiência agradável.
Confira nossas 5 dicas:
1 – Conquiste o leitor com conteúdo impactante acima da dobra
A primeira impressão que os leitores têm ao visitar seu site é crucial, e isso se dá através do conteúdo exibido acima da dobra, ou seja, a parte visível da página sem a necessidade de rolagem. Para tornar esse conteúdo irresistível, algumas estratégias são fundamentais:
- Utilize uma imagem atrativa em destaque que chame a atenção do leitor.
- O título deve ser impactante e reforçar que o visitante está no lugar certo para encontrar a resposta que busca.
- Evite elementos intrusos, como anúncios excessivos, que possam distrair ou comprometer a experiência do usuário, embora possam ser benéficos para a receita gerada por anúncios.
Assim, garantindo que o primeiro conteúdo que o leitor visualiza seja significativo e envolvente, você aumenta as chances de conquistá-los desde o primeiro momento de interação com o site.
2 – Escreva boas introduções
Ao escrever introduções eficazes, é fundamental transmitir ao leitor exatamente o que ele encontrará em seu conteúdo, alinhado com sua intenção de busca. Por exemplo, se você está abordando o tema de software de escrita de IA, evite fornecer uma história detalhada da inteligência artificial ou do desenvolvimento de software ao longo dos anos. Em vez disso, vá direto ao ponto e entregue o que os leitores realmente buscam. Concentre-se em uma introdução simples e direta, garantindo uma experiência informativa com o mínimo de esforço.
Ainda assim, você pode incluir informações adicionais sobre tópicos relevantes, como os recursos a serem considerados no melhor software de escrita de IA, após apresentar o conteúdo principal que os leitores estão buscando. Essa abordagem pode ser benéfica para otimizar o SEO do seu artigo, oferecendo valor adicional sem comprometer a satisfação da intenção de busca inicial.
3 – Responda ao tema proposto
Uma estratégia eficiente para reduzir a taxa de rejeição e aumentar o tempo de permanência dos leitores é abordar o tópico de maneira completa, proporcionando uma resposta sólida e satisfatória às suas pesquisas. Certifique-se de não deixar nenhuma peça faltando, garantindo que o conteúdo oferecido seja abrangente e relevante para as necessidades do público-alvo.
4 – Dê um tom pessoal em seu texto
Direcione os leitores para uma revisão detalhada, compartilhe pontos de vista sobre os aspectos e fale de alguma experiência sobre o tema. Essa abordagem ajuda a estabelecer confiança com o público, permitindo ir além de ser apenas mais um blog como tantos outros. Ao oferecer análises pessoais e experiências confiáveis, você demonstra ser uma fonte segura e uma voz de relevância em seu nicho.
Embora o Google faça pequenos ajustes algorítmicos quase diariamente, não é preciso se desesperar com os esforços de SEO. A chave está em concentrar-se na criação de conteúdo de alta qualidade, acrescentando sua contribuição pessoal única. Dessa forma, você estará preparado para enfrentar as atualizações do algoritmo e utilizar o Google como uma ferramenta para se aproximar dos seus objetivos de negócio. Manter-se alinhado com as atualizações do algoritmo pode ser benéfico para garantir que suas estratégias permaneçam eficazes e relevantes para a audiência.
5 – Escreva um texto de fácil leitura e atrativo
Para otimizar o tempo de permanência em seus artigos, é possível dividir o conteúdo utilizando técnicas como bullet points (tópicos), texto em negrito e imagens, por exemplo. Essa abordagem simplifica o conteúdo e torna-o mais agradável para os olhos dos leitores, incentivando-os a permanecerem engajados por mais tempo em sua página.
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