Tráfego orgânico ou tráfego pago? Essa é uma pergunta que pode pairar na mente de muitas empresas quando elas começam a pensar em estratégias para melhorar o posicionamento digital e atrair mais visitantes para um site, um blog ou para as redes sociais.

Aumentar o tráfego é uma tarefa que exige tanto planejamento e comprometimento, como investimento, dependendo de qual estratégia sua marca optar.

Mas antes de pensar em qual tráfego a sua marca deve investir, vamos entender a diferença entre os dois.

O que é tráfego orgânico?

Quando um tráfego é orgânico, isso significa que os visitantes chegaram ao seu conteúdo de forma natural e espontânea, e não por meio de anúncios pago do Google. Na verdade, ele achou a sua marca e acessou o seu conteúdo através de uma pesquisa em páginas de busca, por meio de uma palavra-chave ou pelo nome da sua empresa.

No tráfego orgânico, os investimentos não são financeiros. Você tem que dispor de tempo, dedicação e técnica.

Mas você pode estar se perguntando: como gerar tráfego orgânico? Tem algumas ações essenciais para alavancar esse tipo de tráfego.

E a mais importante delas é produzir um conteúdo de alta qualidade e relevância e postá-lo com frequência definida. Portanto, ter um site com um conteúdo atualizado ajuda a indexar suas páginas no Google. Segundo o Hubspot, empresas que mantêm os blogs atualizados, conseguem 55% mais tráfego orgânico do que empresas que não mantêm.

O segundo ponto é desenvolver este conteúdo considerando as melhores práticas de SEO, utilizando palavras-chave alinhadas ao seu negócio ou ligadas aos interesses de pesquisa do seu público-alvo. O SEO possibilita a otimização de mecanismos de busca, permitindo que o seu conteúdo seja mais facilmente encontrado. E, nesse sentido, algumas ferramentas ajudam a implementar o SEO. São elas:

  • Plugins do WordPress, como o Yoast SEO
  • SEMrush
  • Google Search Console
  • Google Analytics

Outra forma de estimular o aumento de acessos ao seu site é distribuir seu conteúdo utilizando o e-mail marketing e as redes sociais. Ambos são ótimos para cultivar o interesse do público, mas pode-se dizer que são mais restritos.

O e-mail é mais direcionado e você só irá atingir os seus contatos cadastrados. Já as redes sociais também atingem principalmente seus seguidores, que já conhecem sua marca. Caso queira expandir o alcance será necessário investir em Social Ads.

 Agora, o que é tráfego pago?

Ao contrário do orgânico, no tráfego pago, sua empresa faz um investimento direto na criação de anúncios que ajudam a posicionar seu conteúdo nas primeiras posições das páginas de resultados do mecanismo de busca. Ele é muito útil para impulsionar rapidamente o seu conteúdo, seja um blog, divulgação do site, uma oferta, promoção ou evento.

Entre as fontes de tráfego pago existentes hoje, a mais conhecida delas é o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.

E como funciona? Cada anúncio que aparece nos resultados do Google – identificados com a tag “Anúncio” antes da URL – só é ativado quando o usuário busca pela palavra-chave atrelada a ele.

Assim que o usuário clica nesse anúncio, é automaticamente direcionado para a página de destino ligada a ele. E é dessa forma que o tráfego pago acontece. A única desvantagem de criar um anúncio para gerar tráfego pago é que, quando o dinheiro investido termina, ele sai do ar e não pode ser mais encontrado pelo usuário.

Com isso, é preciso usar outras estratégias de marketing digital para voltar a aumentar o número de visitantes ao site em questão.

Qual escolher, afinal?

Como vimos, no tráfego orgânico os investimentos não são financeiros. Na verdade, eles dizem respeito ao tempo, dedicação, técnicas e conhecimento que a sua marca destina a essa estratégia. Já no tráfego pago, é obrigatório investir algum valor.

Decidir, então, sobre uma determinada estratégia vai depender muito do objetivo da sua empresa, se ela pode arcar com custos no momento, se os resultados precisam ser imediatos e quais são os recursos disponíveis.

Uma coisa podemos dizer: ambos os tráfegos são importantes, e no final eles se complementam. Então, não existe o certo ou o errado. Existe o que melhor se adequa ao seu negócio.

Vamos imaginar cenários. Se a sua empresa no momento precisa rapidamente expandir a presença no mercado e fortalecer a imagem da marca, o tráfego pago é uma ótima opção. Ele vai permitir que a sua marca apareça para mais pessoas e alcance um público mais amplo, de forma rápida e instantânea.

Mas, por outro lado, você precisa ter a capacidade financeira para continuar investindo mensalmente. Pois quando o valor investido acaba, o anúncio sai automaticamente do ar e a sua empresa para de aparecer nas ferramentas de busca. Quando isso acontece, o tráfego, consequentemente, diminui. Portanto, os resultados só duram enquanto os anúncios estiverem ativos!

O tráfego orgânico, por sua vez, é construído aos poucos e seu resultado surge a longo prazo. Então, é preciso ter paciência. Além disso, requer bastante planejamento, dedicação e conhecimento técnico para adquirir relevância. Mas saiba que essa opção é essencial para construir uma relação de confiança e maior proximidade com os usuários.

O tráfego orgânico é diretamente afetado pela qualidade e relevância do seu conteúdo. Por isso, não deixe de investir em um conteúdo de qualidade. Os robôs do Google estão cada dia mais “inteligentes” e o objetivo deles é entregar o melhor resultado para o usuário.

Quanto melhor o posicionamento orgânico do seu site, maior é o seu índice de qualidade perante o Google e isto tem um impacto direto no valor de investimento das suas palavras-chave. Ou seja, se o seu conteúdo é de qualidade e relevância, o valor das palavras-chaves para sua empresa será menor do que para a concorrência.

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