Os primeiros meses do ano são ideais para quem deseja organizar as metas e direcionar esforços para garantir mais sucesso para os negócios. Por isso, selecionamos as principais dicas listadas pelos especialistas da WSI para ajudar sua empresa a planejar suas estratégias de Marketing Digital para 2022.

Apresentado pelo consultor, Caio Cunha, o Webinar realizado em dezembro de 2021 reuniu cinco experts em Marketing Digital para explicar sobre o funcionamento de uma estratégia bem estruturada. 

Continue a leitura para conferir as principais dicas dos especialistas para garantir as melhores estratégias de Marketing Digital para seu negócio.

Cenário de Marketing Digital para 2022

O palestrante convidado para tratar do Cenário do Marketing Digital para 2022 foi Ricardo Guimarães. Na WSI desde 2014, Ricardo tem se dedicado a ajudar empresas a identificar os caminhos adequados de uma estratégia digital de sucesso e de aproveitar as oportunidades atuais que se apresentam no mundo dos negócios. 

Após um 2021 repleto de adversidades, onde todos os setores da economia sofreram impactos devido à reorganização da vida cotidiana causada pelo Covid-19, o mundo que conhecíamos antes de 2020 já não é mais uma realidade para nós. 

Ciente disso, é necessário termos em mente que o cenário como vemos agora, onde observamos uma combinação entre elementos presenciais e digitais em nossa rotina, só tende a evoluir, direcionando-se, cada dia mais, para práticas sustentáveis e inclusivas nessa nova realidade. 

Entretanto, as rápidas alterações na rotina que conhecíamos implicam em novas entregas, que devem ser acompanhadas por propostas de valor para clientes e empresas atualizadas de acordo com as novas demandas. Para que estas tenham mais chance de sucesso, é necessário que interajam com o mercado, visando sempre manter a relevância, mesmo em um mercado de alta concorrência, que exige serviços e produtos mais conectados numa frequência muito maior de entrega de valor. 

Por conta dessa exigência, é normal que surjam novos canais de comunicação, aumentando, consequentemente, a quantidade de formas de se comunicar com o público, fazendo assim com que profissionais de marketing estejam sempre atentos às novas redes e às formas de comunicação preferidas pelos usuários em cada uma delas.

O crescimento de redes sociais, que já vinham se expandindo em 2021, tende a seguir com uma velocidade ainda maior e com dados cada vez mais abundantes. Dados esses que tendem a aparecer em 2022 ainda mais estruturados, mostrando emoções e tendências do público, para que as marcas consigam entender melhor o que leva o usuário a interagir com determinados conteúdos. 

Outro ponto a ser destacado é a presença do 5G, que promete trazer ainda mais precisão, já que com ele será possível, por exemplo, identificar não apenas que uma pessoa está no shopping, mas sim em qual loja e em qual corredor ela está.

Com essas tendências para o Marketing Digital, o grande desafio para os profissionais da área em 2022 será não apenas assegurar resultados para garantir que uma empresa acompanhe o crescimento digital que as próprias redes sociais tendem a ter em 2022, mas também conseguir se manter atraentes aos olhos dos usuários em meio a tanta oferta. 

Mas, para ter mais chances de alcançar o sucesso no digital, é preciso ter uma estratégia de marketing bem definida, por isso, separamos uma lista com as principais tendências do Marketing Digital para 2022. Confira alguns pontos que podem ser cruciais para o sucesso do seu negócio:

  • Personalização: um dos maiores desejos dos consumidores é se sentir especial, ou seja, é importante que o tratamento oferecido pelo seu negócio faça com que ele se  sinta importante no processo e não apenas mais um possível comprador do seu produto ou serviço. Atualmente, mais de 50% das marcas falham ao estabelecer uma conexão emocional com seu público e isso se deve à ausência de uma segmentação de comportamentos, hobbies, interesses, renda, pontos de dor, entre outros aspectos.
  • Automação: essa ferramenta pode ser uma ótima aliada para melhorar o atendimento ao seu cliente, fazendo com que sua marca deixe de ser reativa e passe a ser proativa, entendendo o comportamento do usuário e tomando ações a partir disso. O uso da automação pode acontecer, por exemplo, no envio automatizado de e-mails para o cliente de acordo com o comportamento dele no seu site, lembrando-o sobre um carrinho abandonado, avisando sobre a reposição de um produto que ele visitou etc. Essas medidas são tendência para 2022, pois, com a melhora da jornada do cliente, há muito mais chances de que as ações da sua marca se tornem mais efetivas. 
  • Conteúdo: para 2022, a tendência é que o conteúdo se torne ainda mais interativo. O marketing digital, que antes focava apenas em educar, informar e vender, agora busca a interação dos usuários, alcançando e inserindo o cliente no contexto da marca e convidando-o para fazer parte da experiência. Isso faz com que seu público se sinta incluído e envolvido e não sendo apenas mais um número na sua rede. 
  • SEO: o algoritmo de mecanismo de busca do google tem sofrido muitas alterações ao longo do ano e, para acompanhar essas mudanças, o mecanismo sempre busca conteúdos de qualidade, atraentes, envolventes e informativos para melhorar o posicionamento, fazendo assim com que a empresa fique melhor rankeada nas buscas e, consequentemente, conseguindo capturar mais leads e convertendo mais.
  • Marketing interativo: enquanto a comunicação interativa alcança o usuário e o convida a fazer parte, o marketing interativo busca seu público alvo, para criar soluções direcionadas para suas dores, além de também alavancar as estratégias de marketing, já que o cliente fica retido por mais tempo quando se sente parte da marca. 
  • Segurança: sentir-se seguro nos negócios é um ponto indispensável para a maioria dos consumidores, então, seja qual for a relação digital que sua marca mantenha com o usuário, é necessário que ela passe segurança para o consumidor. Essa segurança aparece não apenas na privacidade do usuário, mas também no conforto ao navegar, que garante mais confiança ao consumidor, o que resulta em uma melhor entrega para o Google, já que o site passa a ter menos rejeição do público. 
  • Inteligência Artificial: seja em nichos B2B ou B2C, a Inteligência Artificial (IA) vem aparecendo cada dia com mais frequência, por isso, acredita-se que as marcas farão uma integração ainda maior em 2022, de uma forma mais acelerada, junto com estratégias de SEO e de mídias sociais, além de integrar essa tecnologia com o marketing como um todo. 
  • Marketing de influência: associar sua marca com a imagem de um influenciador digital pode ser uma ótima escolha. Mas, para isso, é necessário que haja sinergia entre ele e seu público alvo, para que ele seja capaz de atingir seu público alvo e alavancar seu produto/serviço, mas lembrando sempre que a confiança e a lealdade à marca estarão associadas ao influencer para construir a reputação e a credibilidade com seu público.
  • Marketeiros: com essa maior automação das estratégias de marketing digital, é preciso estar sempre atento ao surgimento de novas ferramentas. Então, a preocupação de fazer uma estratégia de mídias sociais se torna cada vez mais importante para conseguir se sobressair.
  • Métricas: visando o monitoramento do conhecimento do mercado, é possível reunir informações e assim trabalhar de forma mais automatizada. A partir disso, é possível ter mais sucesso nas estratégias de marketing digital. 

Com isso, entende-se que para chegar a uma campanha de marketing digital de sucesso, o primeiro passo é preparar um planejamento completo e bem estruturado. 

Estratégias de Posicionamento Digital

Marcelo Herskovits foi o palestrante convidado para falar sobre Estratégias de Posicionamento Digital. Na WSI desde 2016, com experiência em Marketing, vendas, planejamento estratégico, análise competitiva e automação de marketing, Marcelo também possui vasta experiência em consultoria de negócios e transformação digital devido a sua experiência como sócio da Accenture e Diretor da TOTVS. 

Dando continuidade ao que Ricardo Guimarães apresentou, Marcelo reafirmou a importância de estratégias muito bem definidas e sólidas para alcançar seu público alvo. Afinal, são elas que levarão seu negócio a obter os resultados desejados 

O processo, que se divide em 6 passos, consiste em:

  • Fazer uma análise competitiva da situação atual: com isso, é possível identificar iniciativas, investimentos e resultados atuais em marketing digital, além de estudar o posicionamento dos principais concorrentes por meio de um Benchmark
  • Delimitar objetivos de Marketing Digital: estabelecendo os objetivos de Marketing digital e definidos os resultados esperados com a aplicação da estratégia
  • Traçar o perfil digital do público-alvo: após a identificação dos públicos-alvos dentro dos segmentos B2B ou B2C, é necessário segmentar e caracterizar cada público para que eles tenham mais chances de serem atingidos nas próximas fases do processo
  • Definir uma estratégia de posicionamento digital: A partir dessa etapa, será possível definir o conteúdo, o canal e o formato para tornar a comunicação mais efetiva com cada público-alvo selecionado. Além disso, também será possível escolher a estratégia ideal para cada canal, direcionando esforços na aplicação da estratégia
  • Analisar e diagnosticar o website: observar o site sob aspectos do marketing digital e, a partir disso, propor melhorias seja na tecnologia, nas técnicas de marketing, na experiência do usuário ou até mesmo no conteúdo utilizado nele
  • Plano de ação: nessa etapa, é necessária a definição do plano de ação, do cronograma de implantação e do orçamento, para que as estratégias saiam do plano das ideias e comecem a ser aplicadas

Além disso, Marcelo também terminou sua apresentação dando 5 dicas para implementar no seu negócio:

Análise da Concorrência

Thais Leonel foi a palestrante convidada para falar sobre como analisar a concorrência. Há 10 anos na WSI, Thais possui ampla experiência em estratégias de marketing digital e Inbound Marketing e lida diariamente com a busca por soluções efetivas para empreendedores e gestores que pretendem crescer e expandir seus negócios. 

Thais explicou a importância de ter não apenas uma estratégia de marketing consolidada, mas também fazer uma análise minuciosa de como a concorrência vem posicionando seus produtos e serviços no meio digital. Dessa forma, é possível conhecer forças e fraquezas de ambos os lados e, a partir disso, melhorar a estratégia da sua empresa. 

Para colocar a análise em prática, é preciso selecionar cinco concorrentes do mesmo raio de atuação, com o mesmo público alvo e que ofereça os mesmos produtos. Por mais que sua empresa almeje chegar ao nível de alguma empresa maior do mesmo segmento, não inclua empresas de outros portes nessa análise para que seja possível fazer uma avaliação realista do cenário em que seu negócio está inserido. 

Com os cinco concorrentes escolhidos, deve-se partir para a aplicação de uma análise SWOT ou FOFA:


A partir dessa análise, é possível conhecer e comparar:

  • diferenciais da sua empresa e do seu concorrente
  • a atuação online de ambos (podendo observar se existe alguma lacuna de atuação deixada por ele e aproveitando esse espaço para alocar verba e esforços em marketing digital ali)
  • resultados obtidos 

Observando e descobrindo o que é feito pela concorrência em relação a ofertas, sites, escolha de canais de comunicação utilizados, avaliações e produtos, é possível melhorar a estratégia da sua empresa em relação a tráfego pago, SEO, palavras-chave, estratégias de conteúdo e estratégias de mídias sociais.

Ou seja, por meio de uma análise competitiva é possível:

  • Ter uma visão geral da concorrência e do mercado como um todo 
  • Identificar forças e fraquezas da sua empresa e da concorrência
  • Fazer um balanço da sua presença digital 
  • Melhorar seu posicionamento nas mídias sociais

O potencial dos vídeos para a geração de receita, retenção de clientes e fortalecimento de relacionamentos 

Além de conhecer as forças e fraquezas da concorrência, é necessário estar atento às demandas do mercado que, a cada dia mais, caminha para o uso de conteúdos audiovisuais. O palestrante convidado para falar sobre esse tema foi Fernando Alves

Fernando listou algumas sugestões de utilização de vídeos para a geração de receita, retenção de clientes e fortalecimento de relacionamentos, seja para B2B ou B2C. São eles:

  • Vendas: uma forma de incrementar uma apresentação de proposta comercial é por meio do envio de vídeos substituindo o PDF. Dessa forma, é possível explicar todos os pontos desejados, reduzindo a possibilidade de dúvidas e aumentando as chances de conversão, além de se destacar por se diferenciar da concorrência.
  • Atendimento ao cliente: com um relatório mensal ou outros tipos de comunicação com cliente por meio de vídeo, é provável que o cliente se sinta mais próximo e assim tenha uma relação mais amigável com a empresa.
  • Mídias sociais: o uso de vídeos nas redes sociais é uma escolha acertada, porque além de chamar mais atenção do(a) usuário(a), que costuma ser mais atraído(a) por conteúdos audiovisuais, também é possível garantir uma maior entrega devido à percepção do algoritmo de que o conteúdo está prendendo a atenção das pessoas, fazendo assim com que ele seja entregue com maior frequência.
  • Sites: Além de Blogposts, que podem ter seu SEO melhorado com o uso de vídeos que resumem o conteúdo do texto ou ilustram algo que é informado, também é interessante usar vídeos para cases, “sobre nós” e depoimentos de clientes que contam as histórias da mesma maneira que um texto, mas de forma mais atrativa. Dessa forma, é possível  reter a pessoa por mais tempo na página e assim ter mais chances de fazer a pessoa converter.
  • Marketing e vendas: é uma ferramenta interessante para a construção de marcas por meio de palestras e webinars, por exemplo, onde você convida especialistas para falar sobre o seu mercado e as soluções que você oferece.
  • Home office: apresentação de propostas e conteúdos educativos que podem ser transmitidos via vídeo.

Como maximizar seus esforços de Analytics

Mas após olhar ao redor para criar de acordo com o que o mercado digital vem demandando, também é preciso observar o que já foi feito e, a partir disso, medir os resultados para entender quais são os erros e acertos da sua empresa. Para falar sobre isso, a WSI convidou Vanessa Parreira, expert em mídias tradicionais e digitais, além de possuir fortes habilidades de planejamento estratégico e análise de concorrentes.

Vanessa explica a importância de, depois de colocar a estratégia em prática, acompanhar todos os resultados, por meio de Web Analytics, onde é possível acumular informações para saber como as pessoas estão interagindo com seu site. Confira os benefícios e pontos de atenção a serem observados:

Benefícios: 

  • maioria dos softwares de web analytics dão acesso a relatórios, métricas e dimensões padronizadas
  • dados e web analytics podem ser usados para melhorar a experiência do usuário, aumentar a taxa de conversão ou direcionar outra ação

Pontos de atenção:

  • ferramentas de WebAnalytics não interpretam os dados e não fazem aferições. papel da ferramenta é apenas de reportar o que está acontecendo no website
  • é o trabalho do gestor colher  informações relevantes dos dados apresentados pela ferramenta 

Ciente desses pontos, é necessário montar uma lista de KPI’s a serem observados eles devem atender às seguintes demandas:

  • estar diretamente relacionado com objetivos de negócios
  • atender à metodologia SMART
  • não devem estar abertos à interpretação
  • precisam seguir iguais para que seja possível avaliar a longo prazo o crescimento da empresa de forma consistente

Mas quais ferramentas utilizar para acessar esses dados? 

Utilizando essas ferramentas e seguindo as dicas acima, sua empresa pode ter os esforços maximizados ao:

  • definir os objetivos de negócios e os seguir de forma fiel
  • transformar os dados adquiridos em métricas mensuráveis (fazendo com que cada meta se torne um KPI, por exemplo, mas todas precisam ser SMART)
  • rastrear e analisar seus dados (podendo tirar bons insights das suas métricas, mas não é algo fácil ou intuitivo, então a análise e o rastreio dos dados deve ser feito atentamente). 

 

Quer receber o material completo deste Webinar? Clique aqui!