As empresas que cresceram nos últimos anos têm no seu core o compromisso de basear seus processos de decisão em dados reais (Empresas Data driven) e não em intuições ou opiniões pessoais.

Os dados ainda são pouco explorados, mas nos últimos dois anos, foram produzidos 90% dos dados disponíveis em todo o mundo. Daqui a um tempo, será produzido um volume equivalente a todo o conhecimento gerado pela humanidade. Mas os terabytes de dados precisam ser refinados e transformados em inteligência capazes de gerar riqueza para as empresas.

De acordo com a Serasa Experian, 91% das empresas brasileiras já consideram os dados na definição de sua estratégia de negócios. Um estudo realizado em parceria com o Boston Consulting Group (BCG) analisou oito indústrias de diversos países europeus e mostrou resultados de empresas que utilizam a análise de dados como estratégia. As empresas que já possuem o modelo data-driven tem 30% maior eficiência e 20% de aumento na receita.

O uso de dados nas empresas ajuda a definir melhor os processos e lançar novos produtos. Ao invés de construir um produto para depois saber a quem entregar, a análise data-driven permite que as empresas criem os produtos já baseados nos nichos e necessidades identificados pelas pesquisas.

Como acumular dados e extrair valor para a sua empresa

Reúna seus dados o quanto antes, mesmo que a sua empresa ainda não tenha uma estratégia definida sobre o que fazer com eles. Algumas empresas e universidades já são responsáveis por desenvolver e patentear algoritmos.

Um exemplo é a empresa chinesa Alibaba.com, que possui plataformas de e-commerce, pagamento via mobile, navegador e uma empresa de vídeos e site de notícias próprios. Ela se consolidou como a 12ª empresa em Valor de Mercado em 2017 por conta da extração de dados. A Alibaba usa seus algoritmos de recomendação de produtos para extrair valor de toda informação coletada. Uma simples mudança nos algoritmos foi responsável por aumentar a receita de e-commerce em mais de 20 pontos percentuais.

Mas como tornar a sua empresa data driven? Aqui vão algumas dicas:

É essencial, primeiramente, que haja uma democratização dos dados. A democratização e a facilidade de acesso às informações podem tornar-se um fator decisivo para a competitividade de todas as áreas das organizações. O acesso aos dados dá autonomia aos colaboradores e reduz as barreiras na tomada de decisões. Além disso, um dos pilares do data-driven é que todos possam expressar seus pontos de vista, sem que nenhuma opinião prevaleça sobre as demais.

É fundamental também que haja comunicação interna. Para ter conhecimento de quais dados são relevantes, as pessoas precisam comunicá-los ao restante das equipes, por meio de uma comunicação integrada.

E, finalmente, a tomada de decisão. Assim como consumidores fazem pesquisas através de diversos canais antes de realizar uma compra, as empresas devem recolher dados existentes para tomar decisões estratégicas. Caso não haja uma completa base de informações, é preciso incorporar soluções de coletas de dados, sendo necessário compreender o valor que pode ser obtido e, então, incorporar uma cultura voltada à dados em todas as áreas da empresa.

No âmbito dos negócios digitais, esteja atento a 5 pilares:

1. Liderança

Profissionais como o Chief Data Officer (CDO) são essenciais para as empresas, pois permitem que as transformações e mudanças aconteçam. 25% das grandes empresas tem pessoas que ocupam esse cargo, de acordo com um estudo de 2015 da Gartner. Eles são líderes importantes em organizações interessadas na mudança de direcionamento.

Mas além dos CDO, é essencial que a empresa tenha profissionais qualificados e não só líderes, como é o caso do cientista de dados. Eles são responsáveis por analisar as informações, gerando novos insights para as empresas. Esses profissionais possuem conhecimento extenso em matemática, negócios e sistema de informação, e conduzem o processo que leva a informação a ser conhecimento que pode ser utilizado pela empresa.

2. Processos

As operações e processos das empresas data-driven apresentam diferenças cruciais em relação às empresas tradicionais. Nelas, os dados não ficam isolados em silos, mas trabalham de forma integrada. Ou seja, as informações não ficam armazenadas nos computadores individuais de cada profissional. Elas ficam disponibilizadas na nuvem. Com a inteligência colaborativa, a empresa consegue resolver todos os problemas com mais agilidade e em tempo real.

3. Assets

Os assets representam algo de valor, como posse – bens e direitos – ou propriedade, pertencentes às empresas. No âmbito digital, seu principal assets é o seu Website. Neste sentido, o site precisa ser rápido e permitir uma experiência única para seus usuários. Os consumidores não aceitam mais ficar esperando a página carregar para acessá-la e mais da metade deles abandonam sites que não carregam em menos de 3 segundos. O Walmart, por exemplo, descobriu que para cada segundo a menos de espera no carregamento do seu site, as conversões aumentavam 2%. Isso impacta nos resultados da empresa e na qualidade dos dados capturados. Mas o que fazer para que isso não aconteça frequentemente?

Duas ferramentas são muito eficientes no processo de otimização da velocidade dos sites, como o Speed Scorecard e Impact Calculator. A primeira permite comparar a velocidade do seu site mobile com sites de outras empresas, por meio de dados baseados na experiência de usuários reais. Já a segunda permite estimar o impacto que as melhorias na velocidade do seu site podem gerar no seu faturamento.

4. Política

Uma política transparente e segura, que ofereça aos usuários maneiras de controlar as informações que são coletadas e armazenadas, é essencial na construção da confiança entre cliente e empresa. Reunir informações sobre seus consumidores é muito importante para que a empresa alcance o modelo data-driven.

Em maio de 2018, as buscas pelo tema data-driven dobraram após a União Europeia aprovar o marco legal para o uso e comercialização de dados dos consumidores na internet. Com a aprovação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR, em inglês), um conjunto de regras foi adotado para a proteção de dados para todas as empresas que operam na UE. Isso significou maior controle pelas pessoas sobre seus dados pessoais e uma igualdade de condições para todas as empresas.

5. Tecnologia

A tecnologia oferece vantagens únicas para as empresas, especialmente quando se trata de armazenamento e análise de dados. Ferramentas e plataformas são capazes de aumentar consideravelmente a capacidade de uma empresa trabalhar com dados armazenados, permitindo que os analistas identifiquem rapidamente as tendências do negócio e localizem áreas em que uma empresa possa melhorar seus processos.

Um exemplo é a ferramenta Google Meu Negócio, que permite capturar dados de toda a jornada do consumidor, passando pelo meio digital e depois para a loja física. No universo online, ela fornece ao consumidor informações relevantes, como endereço, telefone, horários de funcionamento e de pico, avaliações etc. As pessoas recorrem ao Google Search e ao Google Maps para encontrar informações antes de ir a uma loja. Com isso, a experiência do consumidor se torna mais completa e as empresas recolhem dados preciosos durante o processo de decisão de compra.

Outra tecnologia que permite tornar o big data acionável, é a computação em nuvem. Com ela, as empresas conseguem reunir todas as fontes de dados e disponibilizá-las de uma forma mais ágil, eficiente e acionável para seus funcionários.

Modelo data-driven têm sido muito utilizado

O modelo data-driven está sendo cada vez mais utilizado. As empresas passaram a colocar seus dados no centro de todo o planejamento de negócio. As informações coletadas são utilizadas na geração de insights, captação de leads, engajamento e tomada de decisão. Mas é preciso estar atento: dados imprecisos geram custos altos e perdas no lucro, podendo prejudicar as ações da empresa. Capturar os dados em todos os canais de comunicação com o cliente é fundamental para as empresas armazenarem informações para futuras ações. Assim, a empresa que não tiver capacidade de analisar e obter os tipos de dados, encontrará dificuldades para estabelecer uma relação integrada com o consumidor.

Para se tornar um negócio digital data-driven, comece por tarefas mais simples, como fazer melhorias na performance das suas propriedades digitais ou adotar uma plataforma analytics. A conectividade e a tecnologia trazem inúmeras oportunidades para o negócio, entre elas o aumento da receita da empresa. Companhias que desejam alavancar seus resultados devem planejar os investimentos de maneira realista, baseado em dados reais.