Antes de entender como o SEO funciona no Google e a sua importância para as empresas, vamos entender primeiro o que essa sigla significa.

SEO quer dizer Search Engine Optimization, ou “otimização para motores de busca”. Ele se refere ao conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web com o objetivo de melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa dos motores de busca, como o Google.

Para empresas que querem atrair potenciais clientes, ter um bom posicionamento digital orgânico e aumentar o número de vendas, investir nessa estratégia é fundamental.

Ao investir no SEO, sua empresa:

  • Ganhará relevância e irá adquirir maior visibilidade, pois sua página vai aparecer entre os primeiros resultados na busca orgânica dos usuários e será facilmente encontrada;
  • Terá visitantes mais qualificados, porque seu site passará a atrair usuários interessados em seus produtos e serviços;
  • Irá aumentar a quantidade de acessos ao site. No momento em que seu site consegue se posicionar entre os primeiros resultados, ele automaticamente aumenta o número de acessos.
  • Vai obter maior Retorno sobre o Investimento (ROI). Com a sua empresa alcançando mais pessoas que procuram pelos seus produtos e serviços, ela poderá atrair potenciais clientes e aumentar a taxa de conversão do site.
  • Poderá adquirir maior confiabilidade para o site. Ficar entre os primeiros resultados de pesquisa faz com que o seu site se torne mais confiável. As pessoas vão passar a se sentir mais seguras em acessar, consumir e divulgar o seu conteúdo.
  • Seu investimento em Google Ads terá melhor retorno: para calcular o valor de cada palavra-chave nas buscas pagas, o Google calcula o índice de qualidade do seu site levando em consideração o seu posicionamento orgânico.

Com essas informações, fica mais fácil entender a importância de ter o seu site no topo dos resultados dos mecanismos de busca. Ainda mais quando a gente fica sabendo que 90% das experiências online começam com uma pesquisa e que os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques dos usuários.

Vamos entender melhor, então, como funcionam os algoritmos do Google!

Os algoritmos do Google seguem uma infinidade de regras – mais de 200 fatores!!! – para estabelecer como os sites podem ser ranqueados no universo de busca dos usuários.

Primeiro, o Google utiliza robôs para rastrear todas as páginas que encontra. Esses robôs entram link por link e leem tudo o que contém na página e gravam as informações. Depois que o rastreamento é feito, as páginas são indexadas e vão para o buscador.

Mas para que elas sejam colocadas na “ordem do Google”, a ferramenta utiliza algoritmos para definir a priorização e a relevância de uma determinada página.

São analisadas partes importantes da sua estrutura, como o título, os subtítulos, os textos, as legendas das imagens e outros elementos.

Já a classificação leva em conta o quanto a página é relevante. O principal parâmetro é o número de vezes que ela é indicada por terceiros, ou seja, o link building. Quanto mais links citando a sua página, maior a probabilidade de ela alcançar as primeiras posições do Google. De acordo com um estudo da Moz, 21% do PageRank depende da quantidade e qualidade dos links que levam à uma página.

Há também outros itens que indicam se o usuário teve uma boa experiência: a velocidade de carregamento da página, a qualidade e ranqueamento das fontes dos links, a relevância e a qualidade do conteúdo, o uso correto das palavras-chave, o tempo de permanência na página, menções feitas à marca, métricas das redes sociais, design responsivo etc.

Sobre cada um desses fatores de ranqueamento, podemos dividi-los em duas classificações:

SEO On-page

O SEO On-page analisa seu conteúdo versus a programação dentro do seu próprio site. Nesse caso, o que deve ser otimizado é o conteúdo de forma geral, o título da página, a meta descrição, a otimização de imagens e vídeos, a velocidade de carregamento, as URLs, os links internos, se seu site é amigável para dispositivos móveis, entre outros elementos.

SEO Off-page

Os fatores off page, por sua vez, são elementos de fora da página que mostram se ela é uma referência, como é o caso do link Building – responsável aquisição de links de outros sites ou de páginas do mesmo domínio -, menções à marca na internet, co-Marketing, assessoria de imprensa, redes sociais ou buscas diretas.

Mas não pense que esses fatores serão sempre os mesmos. Os robôs do Google trabalham constantemente para organizar e encontrar novos conteúdos. Então, a mudança é sempre constante. Por isso, contar com um bom time de SEO é a melhor opção para que o seu negócio esteja sempre nas primeiras colocações.

E não importa se você tem um blog, um e-commerce ou um site institucional. Com um bom trabalho de SEO, você pode atrair muito mais visitantes!

Se você tem alguma dúvida sobre conceitos e práticas ou quer estruturar uma estratégia de SEO para o seu negócio, entre em contato com um consultor WSI.