Neste mês de junho, o sistema Fiep lançou um estudo inovador contendo as principais tendências sociais e tecnológicas com o objetivo de gerar insights e propor novas opções e caminhos para o desenvolvimento do país.

Para construir o relatório, a equipe trabalhou por um ano analisando mais de 80 publicações. Além de livros e periódicos internacionais sobre economia digital, inteligência artificial, big data e economia compartilhada. Os pesquisadores ainda passaram por processos de imersão em feiras e missões técnicas no Brasil e no mundo.

O Estudo analisa tendências que impactam a indústria e a sociedade e sintetiza os principais movimentos em curso. Além disso, lança olhar sobre avanços tecnológicos, negócios inovadores, convulsões sociais, novos comportamentos e outras questões estruturantes que trazem indagações constantes, organizados em seis temas.

Neste blog, trazemos um resumo das tendências de cada um dos temas. E, ao longo do próximo mês, iremos aprofundar cada um deles, trazendo exemplos inspiradores para empresas e empreendedores:

  1. Empreendedorismo e Inovação

Induzidas por novos paradigmas de consumo, organizações dos mais diferentes portes vêm investindo em formas inusitadas de produção e distribuição de bens e serviços.

A partir das amplas possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias, são reinventados modelos tradicionais de negócio e criadas novas perspectivas sobre a utilização dos recursos disponíveis.

 

  1. Comportamento do Consumidor

Em resposta à dependência quase compulsória por computadores, tablets e smartphones, um movimento crescente do consumidor atual  é a busca por mais equilíbrio entre vida digital e analógica. Assim como por estratégias para a redução do tempo de permanência on-line.

 

  1. Tecnologia da Informação e Comunicação

Os assistentes virtuais acionados por comando de voz deixaram de ser aparatos “do futuro”. E, agora, passam a desempenhar atividades rotineiras em ambientes domésticos e modificar processos internos no mundo corporativo.

Portanto, essa e outras ferramentas de tecnologia da informação geram novas relações sociais a serem reguladas pelo sistema jurídico. E exigem que cada indivíduo esteja preparado para enfrentar situações de invasão de privacidade e violação de dados.

 

  1. Marketing e Mídias Sociais

A utilização de softwares e outras ferramentas digitais para agir de forma personalizada com o público tornou-se imprescindível para melhorar vendas e aumentar resultados de empresas.

Além disso, outra grande aposta para este e os próximos anos, o audiovisual consolida-se como elemento fundamental para a definição de estratégias de marketing de conteúdo e promoção de valor de marcas.

 

  1. Educação e Conhecimento

Tecnologias imersivas mais acessíveis e presentes em ambientes educativos permitem que professores obtenham mais engajamento ao oferecer aos estudantes mergulhos em mundos interativos, exploração de cenários e pesquisa de conceitos complexos de maneiras completamente novas.

Contudo, além da necessidade constante de upgrade tecnológico, as instituições têm o desafio de formar profissionais com habilidades híbridas, capazes de equilibrar hard e soft skills.

 

  1. Saúde e Qualidade de Vida

A amplitude da constituição genética humana implica em distintas doenças e diferentes repostas aos procedimentos médicos para cada indivíduo. Assim como o genoma humano e sua diversidade, a medicina da precisão também vem considerando o microbioma como imprescindível para a prevenção e o tratamento de doenças.

Acompanhe as discussões mais aprofundadas em cada um destes temas em nossos próximos blogs.